F1 - Chefe da AlphaTauri 'desabafa': "Não podemos pegar pessoas capazes da Red Bull como Aston fez"

Franz Tost ainda declarou mudanças no departamento de engenharia do time de Faenza após declarações fortes sobre seus funcionários

Franz Tost, Team Principal, Scuderia AlphaTauri

Foto de: Red Bull Content Pool

A Aston Martin se estabeleceu como a revelação da temporada 2023 da Fórmula 1 depois de melhorar significativamente seu desempenho com o carro AMR23, que permitiu ao seu novo piloto Fernando Alonso somar três pódios nas três primeiras corridas e a equipe ficar em segundo lugar no campeonato atrás apenas da Red Bull.

Leia também:

Esta grande melhoria da equipe de Silverstone surge depois de ter feito importantes contratações de pessoal nos últimos anos, com destaque para membros que fizeram parte da Red Bull, sendo o caso mais notável o de Dan Fallows, que chegou a originar um desacordo entre os dois times.

A AlphaTauri, por outro lado, teve um início de temporada muito difícil com seu AT04, o que o deixou na parte inferior da classificação, apesar de ser equipe irmã da Red Bull, somando apenas um ponto nos três primeiros GPs do ano.

Em entrevista ao SPORT1, Tost foi questionado por que a equipe não pode fazer como a Aston Martin e seguir o caminho do design da Red Bull, para o qual o austríaco teve uma resposta clara.

"Porque não podemos pegar pessoas capazes da Red Bull como a Aston Martin fez. Essas novas contratações foram capazes de desenvolver o novo carro em um estágio inicial. Agora podemos ver o resultado", disse ele.

"Mas também para nós a cooperação com a Red Bull agora está fortalecida. No entanto, os regulamentos são muito precisos. Não é permitido simplesmente copiar peças. Só podemos usar peças da Red Bull que são oficialmente autorizadas. Mas não são relevantes para o desempenho. Temos que desenvolver o resto sozinhos. A FIA leva isso muito a sério", acrescentou.

Por outro lado, Tost surpreendeu no mês passado ao declarar que não confiava mais nos engenheiros da AlphaTauri depois de ver o quão pouco competitivo seu carro é, e na mesma entrevista o chefe da equipe Faenza foi questionado se houve alguma mudança de pessoal desde então.

"Sim. O departamento aeronáutico foi reorganizado. Demitimos funcionários. Espero que os novos melhorem seu desempenho. Mas não quero citar nomes ainda. Só isso: a responsabilidade agora está dividida entre três pessoas", Tost encerrou.

Ouça Massa detalhando possível judicialização do título da F1 2008 por causa do 'Crashgate'

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #224 – Inconsistência da FIA estraga o grande momento da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner rebate acusação de Pérez sobre Red Bull ser "equipe de um carro só"
Próximo artigo Mesmo com Aston em boa fase, Vettel não se arrepende de sair da F1 em 2022

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil