F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
Andy Cowell, chefe e CEO da equipe britânica, revelou como o 'guru do design' da F1 provocou o time de engenheiros com apenas uma entrevista

Enquanto a Aston Martin continua a enfrentar uma campanha difícil em 2025, o foco total da equipe nos bastidores está em 2026. Andy Cowell, chefe e CEO da equipe, disse que ele e o Adrian Newey riram da entrevista do 'guru do design' no GP de Mônaco de Fórmula 1, quando os comentários de Newey sobre os pontos fracos do simulador levaram a Aston Martin a provar que ele estava errado.
O foco total inclui, sem surpresa, o trabalho de Newey. Desde que se juntou à Aston Martin em março, o lendário designer tem se concentrado inteiramente nos próximos regulamentos técnicos, com exceção de algumas "reuniões no intervalo do almoço" com a equipe técnica sobre o carro deste ano.
As primeiras semanas de Newey foram basicamente de observação - conhecendo a equipe, identificando os pontos fracos e, acima de tudo, encontrando áreas de melhoria. Isso se aplicava aos aspectos operacionais, razão pela qual Newey participou de vários finais de semana de corrida, incluindo o GP de Mônaco, mas também à infraestrutura técnica da Aston Martin.
No principado, Newey disse a um grupo seleto da mídia, incluindo o Motorsport.com, que o simulador com piloto da equipe ainda não estava no nível necessário e o descreveu como uma "desvantagem" para os próximos dois anos. Cowell rapidamente minimizou essa declaração, dizendo que era mais uma questão de meses do que de anos.
Agora, vários meses depois, Cowell compartilhou, brincando, sobre o que aconteceu depois das declarações de Newey em Mônaco durante uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com.
"Depois que Adrian deu a entrevista, e quando ele se afastava da entrevista, ele sussurrou em meu ouvido e disse: 'Sim, eu acabei de dizer dois anos, porque sei que isso vai fazer com que os caras continuem'. E nós apenas sorrimos e rimos disso!"
De acordo com Cowell, os comentários de Newey realmente levaram a equipe a provar que ele estava errado.

Adrian Newey, parceiro técnico gerente da Aston Martin F1
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images via Getty Images
"Há muito trabalho em andamento para aprimorar a simulação, torná-la mais representativa e tornar o ambiente do cockpit mais representativo. Há um esforço conjunto para melhorar e também para garantir que Adrian não se concentre nisso. Queremos garantir que ele possa se concentrar totalmente em outra coisa", disse Cowell, referindo-se ao projeto do carro do novo conjunto de regras da F1 para 2026.
A forma como os comentários de Newey foram recebidos internamente diz muito sobre a ambição da Aston Martin, acrescentou Cowell: "É isso que eu adoro no espírito de equipe. Todos nós temos orgulho das áreas em que trabalhamos, e isso é exatamente o mesmo na equipe de Fórmula 1 da Aston Martin".
"Portanto, as pessoas que cuidam do simulador com piloto, é claro que levaram a mal, mas a maneira como estão respondendo é trabalhando ainda mais juntos".
Cowell também destacou o valor agregado de Enrico Cardile, recrutado da Ferrari, que começou a trabalhar na Aston Martin há pouco mais de dois meses. Enquanto Newey se concentra no projeto do carro de 2026, Cardile é responsável pelo alinhamento de todos os departamentos técnicos no campus de Silverstone.
"Enrico está reunindo tudo isso. Com a experiência de Enrico, ele está reunindo esses grupos para o bem das ferramentas e para o bem do carro de corrida", explicou Cowell.
Isso inclui o simulador com piloto, o que significa que Cowell está confiante de que ele não será uma "desvantagem de dois anos" - como afirmou Newey. O efeito desejado de seus comentários em Mônaco foi alcançado, pelo menos de acordo com o chefe da equipe.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.