Fórmula 1 GP do Japão

F1: Como a Ferrari segue competitiva mesmo sem grandes atualizações

Scuderia o fez apenas pequenas alterações no SF-24 até agora, chegando a usar a mesma asa traseira em todas as corridas, mas grande mudança vem em Ímola

Assoalho da Ferrari SF-24

A Ferrari garantiu sua posição como principal desafiante da Red Bull na Fórmula 1 em 2024, sendo a única outra equipe que venceu uma corrida até agora. Contudo, o que talvez seja mais curioso sobre o desempenho da Ferrari é que a equipe não trouxe grandes atualizações para o carro.

A primeira grande mudança para o SF-24 deve chegar no GP da Emilia Romagna, que será realizado em 19 de maio no Circuito de Ímola. Até agora, a Ferrari mudou apenas pequenos detalhes no carro.

Leia também:

No Japão, a equipe fez um pequeno ajuste na carenagem superior do braço da suspensão traseira. A Ferrari, assim como outras equipes, optou pelo que parece, pelo menos olhando por fora, ser uma combinação multilink no braço superior da suspensão.

Ferrari SF-24 rear wing
Ferrari SF-24 Beam Wing Comparison

Um aspecto fascinante do início da temporada da Ferrari é que ela não mudou as especificações da asa traseira nos quatro GPs até agora, embora todos os circuitos tivessem requisitos diferentes de downforce e arrasto.

As únicas mudanças na asa traseira que vimos apresentadas pela Ferrari, de acordo com os documentos apresentados pela FIA, são várias opções de configurações antigas — caso fossem necessárias para os GPs da Arábia Saudita e do Japão.

Nesses dois casos, as peças eram itens de 2023, não novas configurações desenvolvidas para o SF-24. Ambas eram alternativas que poderiam ser usadas caso as condições exigissem - mas, em última análise, não foram necessárias.

Em vez disso, a Ferrari foi capaz de adaptar seu carro às exigências de cada fim de semana de corrida, ajustando a configuração das asas.

Para as pistas de alto downforce, as asas tiveram seu layout de estilo biplano empregado no Bahrein (canto superior esquerdo) e no Japão (canto inferior direito), enquanto apenas um único elemento foi instalado na Arábia Saudita e na Austrália, embora com winglets adicionais instalados para o circuito de Albert Park.

Agora, todos os olhos estão voltados para o grande passo da Ferrari em Ímola.

ALONSO fica na ASTON até 26 e com motor HONDA: Ele AGUENTA até os 45 ou devia ter esperado Mercedes?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton acharia épico F1 e MotoGP compartilhando fins de semana de corridas
Próximo artigo Verstappen critica F1 por colocar sprint no retorno do GP da China: "Muito inteligente"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil