F1: Como ficará a Red Bull após a saída de chefes veteranos?

Equipe austríaca usará a ida de Adrian Newey e Jonathan Wheatley para outras equipe para renovar sua estrutura de gerenciamento, com peças internas

Jonathan Wheatley, Red Bull Racing team manager

A Red Bull promoverá alguém de dentro de sua equipe de Fórmula 1 para substituir o diretor esportivo Jonathan Wheatley, que está de saída. Wheatley, de 57 anos, deixará a Red Bull no final da atual campanha, após 18 anos de trabalho na equipe. Ele se tornará o diretor da equipe de F1 da Audi em uma mudança depois de reformular sua própria estrutura de gerenciamento.

A gigante automobilística alemã assumiu o controle da Sauber, sediada na Suíça, com o objetivo de produzir seu próprio carro e motor para a temporada de 2026, mas teve dificuldades para fazer progressos significativos e perdeu a chance de contratar seu principal alvo, Carlos Sainz, que foi para a Williams.

Leia também:

O Motorsport.com entende que o novo diretor técnico e de operações da Audi, Mattia Binotto, ex-chefe de equipe da Ferrari, não teve nenhuma participação na nomeação de Wheatley.

Fontes dizem que a Red Bull procurará substituir Wheatley dentro da organização, dando à equipe a chance de renovar sua estrutura de gerenciamento. Embora Christian Horner permaneça no controle, as saídas subsequentes de Wheatley e Adrian Newey significam que a Red Bull será forçada a reorganizar sua estrutura e o muro dos boxes.

Isso poderá resultar no retorno da função de chefe de equipe, em vez do título de diretor esportivo ocupado por Wheatley. Isso seria um benefício considerável, já que a Red Bull está buscando reduzir os gastos para cumprir o limite de custos da F1.

Jonathan Wheatley, Red Bull Racing team manager

Jonathan Wheatley, chefe de equipe da Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Embora as saídas de Wheatley e Newey levem a um aumento na especulação de que a Red Bull está em turbulência, outra escola de pensamento é que a equipe está em um estado de evolução, com o pessoal veterano abrindo caminho.

O projetista Pierre Waché recebeu novas propostas poucos dias antes da confirmação da saída de Newey, e é provável que um novo alvo tenha sido identificado para o cargo de Wheatley. Era bem conhecido no paddock que Wheatley tinha aspirações de ser chefe de equipe.

No início do ano, ele foi associado ao cargo de Horner quando este último estava enfrentando uma investigação interna. Isso criou um mal-estar dentro da equipe antes que Wheatley assinasse uma carta de apoio, afirmando sua lealdade a Horner, que o contratou da Benetton em 2006.

A Red Bull poderia agora dividir o cargo ocupado por Wheatley, possivelmente promovendo Gianpiero Lambiase, que já é chefe de engenharia de corrida e também engenheiro de corrida de Max Verstappen.

Outra figura sênior seria responsável por atuar como chefe de equipe nas negociações com a FIA. No entanto, as fontes dizem que é improvável que a equipe procure candidatos externos e vê as saídas de funcionários com altos salários simplesmente como uma evolução.

DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Ben Hunt
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz está seguindo os passos das lendas da F1, mas será que ele construirá seu próprio legado?
Próximo artigo GP da Bélgica de 2024 tem acontecimento inédito na F1; confira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros