F1 - Coro de octa, tributo a Senna, Abu Dhabi e mais: os destaques da homenagem a Hamilton na Câmara
Veja os destaques da cerimônia no Congresso Nacional
Na tarde desta segunda-feira, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, foi homenageado na Câmara dos Deputados e recebeu o título de cidadão honorário do Brasil, poucos dias antes do início das atividades do GP de São Paulo de Fórmula 1.
Entre os destaques da cerimônia, um coro de "octacampeão" para o competidor, logo no início do discurso do presidente da casa legislativa, Arthur Lira (PP-AL). Confira o icônico momento no vídeo logo abaixo:
No discurso de Lira, também chamou atenção a comparação feita pelo parlamentar entre as atuações de Ayrton Senna pela F1 no Brasil à corrida feita por Hamilton no GP de São Paulo de 2021, quando o britânico brilhou com a Mercedes.
Aliás, os outros dois campeões mundiais da F1 brasileiros, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, não foram citados. O proponente do projeto de lei, André Figueiredo (PDT-CE), foi destaque ao mencionar o polêmico GP de Abu Dhabi de 2021. O parlamentar também ressaltou o engajamento de Hamilton com relação a pautas antirracistas e de preservação ambiental, para delírio dos fãs do piloto presentes no Congresso Nacional.
Na sua vez de falar, Hamilton citou a primeira vinda ao Brasil, em 2007, e salientou o carinho recebido pelos fãs em 2021 (veja mais abaixo), quando o piloto celebrou a vitória com a bandeira brasileira, o que fez com que Figueiredo propusesse a cidadania. O britânico também homenageou Senna e o País. O competidor da Mercedes também destacou os desafios dos negros no esporte e se disse comprometido a abraçar tal causa.
“Muito obrigado pela recepção maravilhosa”, falou o piloto. “Estou maravilhado com o amor e carinho que vocês me mostraram ao longos dos últimos anos. Não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês aqui me deu uma energia grande demais. Agradeço a todos, do fundo do meu coração”.
“É uma grande honra aceitar e receber essa honraria. Agora, finalmente, posso dizer que eu sou um de vocês. Amo o Brasil, sempre amei. Tenho muitas memórias incríveis mesmo de antes de vir pela primeira vez. Mas sabendo de tudo que vivi aqui desde vi pela primeira vez, em 2007, e especialmente o que aconteceu no ano passado foi incrível. Quero dedicar essa honra a Ayrton Senna, família dele, amigos e fãs", seguiu.
"Quando assisti Ayrton pela primeira vez, tinha cinco anos e sabia que queria ser um campeão como ele. Aí, passei a saber sobre o Brasil e jogar FIFA com a seleção do Brasil. Quero muito passar mais tempo aqui, conhecer mais lugares, como a floresta amazônica e lugares lindos. Como um homem preto no Brasil, temos tanta coisa ainda a melhorar em nosso esporte. Estou comprometido a mudar muita coisa e, quando estou no Brasil, vejo tanta gente, de tantas vertentes, lutando pelo que creio."
"Quando eu era mais novo, e dizia que queria ser um piloto como Ayrton, muita gente me dizia que era impossível. Espero que hoje seja mais uma demonstração de que se você trabalhar e acreditar no seu sonho, nada é impossível. Quero que seja um recado à juventude: sempre acreditem. Agora, me considero um de vocês. Obrigado, Brasil, eu amo vocês”, completou o inglês, que agora vai para São Paulo disputar a etapa de Interlagos.
Para encerrar a sessão, Hamilton tirou fotos com os presentes e o presidente da Câmara, Lira, fez uma brincadeira com seu time de futebol, o Flamengo, que, segundo o parlamentar, é sempre "garfado". Veja abaixo:
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.