Últimas notícias

F1 deve introduzir ponto por volta mais rápida em 2019

Campeonato pode aprovar a qualquer momento votação de última hora para que medida faça parte da temporada deste ano

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14, and the rest of the field at the start

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou os planos para dar aos pilotos um ponto extra no mundial de Fórmula 1 para quem fizer a volta mais rápida a partir da corrida de abertura da temporada 2019, em Melbourne.

A iniciativa, que não foi mencionada no boletim de quinta-feira do conselho, agora tem que ser aprovada por voto eletrônico da Comissão de Fórmula 1 para ser adicionada ao Regulamento Desportivo antes da primeira corrida.

Leia também:

Passando pelo Grupo de Trabalho do Esporte e pelo Grupo de Estratégia, normalmente a medida iria à Comissão antes do Conselho Mundial. No entanto, nesta ocasião, o voto eletrônico não foi concluído, então o processo de aprovação usual foi revertido.

A Fórmula E também concede um ponto para a volta mais rápida, mas ao contrário do campeonato elétrico, na F1 o ponto de bonificação só será concedido se o piloto em questão terminar entre os dez primeiros.

Isso é para impedir que pilotos que estejam fora dos pontos e com nada a perder façam uma parada de última hora para trocar para pneus novos.

A mudança leva F1 de volta às suas raízes. Um ponto foi concedido para a volta mais rápida durante os primeiros dez anos do campeonato mundial, de 1950 a 1959.

Isso foi crucial para o resultado do campeonato de 1958, quando Mike Hawthorn derrotou Stirling Moss pelo título.

Se um ponto extra tivesse sido concedido por estabelecer a volta mais rápida em 2008, Felipe Massa teria batido Lewis Hamilton pelo título mundial daquele ano.

Esse é o único exemplo desde 2000, onde pontos de volta mais rápida teriam alterado o campeão de pilotos.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Williams faz mudanças para assegurar legalidade do novo carro
Próximo artigo FIA aprova tentativa de impor peças padronizadas na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil