Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1 discutirá retorno da equalização de motores após questionamento da Alpine/Renault

Montadora francesa acredita que tenha uma defasagem de performance em relação aos rivais mesmo com o regulamento congelado desde o começo de 2022

Pierre Gasly, Alpine A523

As equipes da Fórmula 1 discutirão um potencial retorno da equalização de motores em meio a preocupações sobre uma disparidade de performance entre as montadoras atuais, revela o Motorsport.com.

Fontes de alto nível de dentro do esporte revelaram que o assunto foi adicionado à pauta da reunião da Comissão da F1 que acontecerá no próximo fim de semana no GP da Bélgica. Segundo apurado, o tópico foi adicionado após uma análise da FIA sobre a performance dos motores atuais, a partir de preocupações da Alpine de que as unidades da Renault estão abaixo dos demais.

Leia também:

Algumas fontes sugerem que a análise de performance das unidades de potência em relação à Renault sugerem uma defasagem de 15-25 kW (20-33 cv) em relação aos rivais. Nem a Renault nem a FIA quiseram comentar o caso.

Com a diferença de performance entre as equipes sendo tão pequena agora, tal disparidade de potência é suficiente para interferir com os resultados da Alpine. E acaba sendo particularmente frustrante para a Renault, que não pode melhorar seu motor já que o regulamento está congelado até 2025.

O regulamento técnico da FIA deixa explícito que modificações nas unidades de potência podem ser feitas somente "com propósitos de confiabilidade, segurança, redução de gastos ou mudanças incidentais mínimas". Porém, com a FIA sentindo que tem evidências do surgimento de diferenças de performance, há um caminho para uma ação potencial visando nivelar as coisas.

A equalização de motores não é uma novidade na F1, tendo sido usada na era V8 em 2008, para aproximar o grid após algumas montadoras terem explorado mudanças de confiabilidade para aumentar a performance, arrumando uma vantagem.

Antes do congelamento das regras atuais, iniciada no ano passado, foi decidido que o regulamento não contemplaria a equalização porque as performances eram similares. Caso seja aprovada, ainda não é certo como isso seria obtido, porque não é um caso de simplesmente permitir que a Renault faça melhorias em sua unidade de potência.

Renault power unit detail

Renault power unit detail

Photo by: Renault

Em 2009, quando houve uma investigação formal da FIA para ver potenciais disparidades nos motores, a Federação disse à época que quaisquer manobras para equalizar a performance seria baseada em reduzir a entrega das unidades de ponta.

Um comunicado divulgado em setembro daquele ano, disse: "Após sugestões de que há disparidades entre as performances dos motores usados na F1, o Conselho Mundial do Esporte a Motor decidiu que, caso esse seja o caso, e caso as equipes optem por eliminar esse problema, elas poderão fazer isso ao reduzir a performance dos motores mais poderosos. Porém, não serão permitas atualizações aos motores".

No final, não houve um acordo sobre a forma de obter a equalização e o assunto caiu por terra. Nos últimos anos, vimos outros pedidos pela equalização dos motores turbo híbridos quando a Mercedes estava à frente ou a Renault atrás, mas sem respostas da FIA.

A reunião da Comissão da F1 discutirá ainda outros tópicos como a proibição do uso de cobertores de pneus e potenciais mudanças ao formato dos finais de semana sprint.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Horários e previsão do tempo para o domingo de corrida do GP da Hungria
Próximo artigo ANÁLISE F1: Entenda como Red Bull 'burlou' regras com carro de 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros