Fórmula 1 GP de São Paulo

F1 e Pirelli trabalham em um novo conceito de pneus para 2025

Fornecedora acredita que degradação deixa as corridas mais animadas e complexas

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

A Pirelli começará a criar um novo conceito de pneu para temporada 2025 da Fórmula 1 voltado para uma menor degradação ao mesmo tempo que permita estratégias variadas de pitstop.

Leia também:

Depois que a Pirelli projetou novos pneus de 23 polegadas para a mudança inicial por conta do retorno do efeito solo na temporada passada, o desenvolvimento aerodinâmico que veio como consequência levou as equipes a reclamarem sobre a facilidade com que as gamas superaquecem devido ao fluxo de ar alterado.

Embora a F1 deseje vários pitstops para criar estratégias divergentes, e isso significa que o pneu deve degradar acentuadamente, os pilotos têm se manifestado cada vez mais contra o alto desgaste que os impede de forçar durante um trecho.

Como tal, a Pirelli – que assinou uma extensão de contrato para continuar o acordo de fornecimento exclusivo até 2027, com opção por mais um ano – vai começar a pesquisar um novo conceito de pneu.

O chefe da Pirelli, Mario Isola, disse à mídia selecionada, incluindo o Motorsport.com: “Sem alta degradação, não há razão para almejar uma corrida de duas paradas. Mas também acredito que a maior parte da ação na pista se deve à degradação dos pneus e à forma como se consegue administrar."

“Se você reduzir isso, estou convencido de que o risco é ter uma procissão porque obviamente, se você pode forçar, eu posso, todo mundo pode. Não é um pneu diferente para cada piloto. Então, eu entendo os pilotos que reclamam da alta degradação dos pneus porque gostariam de forçar mais e isso é uma indicação clara.”

Sprint Pole winner Lando Norris, McLaren, receives his hat from Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Sprint Pole winner Lando Norris, McLaren, receives his hat from Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport

Como resultado das reclamações contínuas, Isola confirmou que a Pirelli iniciará uma análise específica sobre o assunto nas “próximas semanas”. Ele continuou: “O que queremos entender é como modificamos a ação no caminho certo reduzindo a degradação. Isso é algo que podemos fazer."

“Temos que projetar um pneu com um nível de degradação diferente e podemos considerar essa opção no futuro. Mas é importante entender se há alguma consequência não intencional nisso.”

Motorsport.com entende que a Pirelli trabalhará com a F1 e as equipes para conduzir sua investigação, uma vez que suas próprias ferramentas de simulador para prever estratégias não levam em conta os efeitos da corrida no tráfego.

Uma vez que a construção e a gama de compostos de pneus para 2024 já foram definidas e fixadas, quaisquer alterações não fariam a sua estreia nos GPs até 2025. Isola continuou: “É importante que, para o futuro, tenhamos este tipo de metas esclarecidas antecipadamente."

“Precisamos entender o que é bom para o esporte, levando em consideração os conselhos e os comentários dos pilotos, mas para o benefício do esporte”.

Verstappen tem EXIBIÇÃO DE GALA em SP; Alonso X Pérez em pega INSANO e Mercedes "MISERÁVEL"

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: GP de São Paulo inicia venda de ingressos para edição de 2024 nesta segunda-feira (06)
Próximo artigo F1: Red Bull, Aston Martin e Williams são convocadas pela FIA após pedido de revisão da Haas sobre GP em Austin

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil