F1: Em meio a suspeita de 'truque' de ajuste do carro, FIA introduz mudança pré-Austin; entenda
Federação não tem indícios de que dispositivo exista, mas acatou preocupação das equipes
O GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 sequer começou, mas as polêmicas já estão a mil. Segundo apurado pelo Motorsport.com, há suspeitas crescentes do uso de um truque de ajuste de altura do carro sob regime de parque fechado, levando a uma resposta imediata da FIA antes das atividades em Austin.
Fontes revelaram que discussões foram realizadas entre várias equipes e a FIA nas últimas semanas para discutir as preocupações de que uma equipe, não identificada, teria encontrado uma forma bem inteligente de ajustar a folga do "babador" entre a classificação e a corrida.
Ser capaz de levantar e abaixar o "babador", mesmo que em uma pequena quantia, entre a classificação e a corrida, entrega um benefício notável em termos de aperfeiçoamento dos diferentes requisitos de altura do carro entre condições de classificação (tanque vazio) e de corrida (tanque cheio).
Porém, fazer tal tipo de ajuste representa uma clara violação do regulamento técnico da F1, que proíbe mudanças na configuração aerodinâmica do carro - exceto na asa dianteira - assim que o carro está em regime de parque fechado.
O Artigo 40.2 do Regulamento Técnico da F1, delimita quais componentes do carro podem ser modificados (em regime de parque fechado), e a única mudança permitida na carenagem diz o seguinte: "A configuração aerodinâmica da asa dianteira pode ser ajustada usando as peças existentes. Nenhuma peça pode ser acrescida, removida ou substituída".
O Artigo 40.9 acrescenta: "Um competidor não pode modificar nenhuma parte do carro".
Para garantir que as equipes não tenham dispositivos que permitam fáceis modificações, o documento ainda determina: "Que fique claro a partir das inspeções físicas que mudanças não podem ser feitas sem o uso de ferramentas".
Porém, suspeitas surgiram que uma equipe teria projetado seu carro de tal forma a permitir o ajuste da folga do "babador" - também conhecido como "bandeja de chá" - através de uma série de configurações dentro do cockpit.
Em teoria, essa alteração pode facilmente ser feita por um mecânico durante o trabalho regular de avaliação do carro, feito entre a classificação e a corrida, sendo indetectável por observadores de fora. Segundo apurado, as equipes foram alertadas sobre a possibilidade disso acontecer pelo fato de que os detalhes de design dos carros devem ser disponibilizados no servidores de open-source da FIA, com acesso liberado a todos os competidores.
A FIA acatou todas as preocupações levantadas pelas equipes sobre a possível existência de um dispositivo do tipo, e decidiu tomar uma atitude já neste fim de semana em Austin. Mas, enquanto o órgão deixa claro que qualquer dispositivo que altere o "babador" dianteiro em regime de parque fechado é ilegal, ele também afirma que não há evidências conclusivas de que isso realmente exista na F1.
Mesmo assim, com efeito imediato, a FIA está mudando os procedimentos de checagem das características do "babador" a partir de Austin - podendo inclusive usar selos nos dispositivos que alterem o ângulo da bandeja.
Um porta-voz da FIA disse ao Motorsport.com: "Qualquer ajuste à folga do babador dianteiro em regime de parque fechado é proibido pelo regulamento. Apesar de não termos indícios do uso de algo do tipo por qualquer equipe, a FIA segue vigilante em seus esforços para intensificar o policiamento do esporte".
"Como parte desse esforço, implementamos ajustes de procedimento para garantir que isso não seja facilmente modificado. Em alguns casos, isso pode envolver a aplicação de um selo para garantir o cumprimento das normas".
A revelação vem em meio a um intenso final de temporada na F1, com seis corridas pela frente e a briga pelos dois títulos ainda bem abertas".
F1 de volta com DECISÃO VERSTAPPEN X NORRIS, tretas de HAMILTON, BORTOLETO e GLOBO, com MAX WILSON
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.