F1: Entenda como Red Bull pode ter resolvido problema da asa traseira "solta"
Apesar da peça estar congelada pelo regulamento, a FIA solicitou a modificação por motivos de segurança
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Red Bull parece ter resolvido o problema do DRS que deixava a asa traseira "solta" durante as sessões do GP do Catar de Fórmula 1. Os técnicos de Adrian Newey conseguiram intervir no sistema de recall da asa móvel após a oscilação vista na sexta e começo do sábado.
A FIA interviu, pedindo que os RB16Bs de Max Verstappen e Sergio Pérez se apresentassem com um comando que pudesse garantir o fechamento regular da asa no final da reta. E, por isso, os comissários autorizaram a Red Bull a intervir com mudanças que envolveram a fixação da asa nas anteparas laterais e, sobretudo, o reforço da alavanca que é acionada para suportar o esforço comandado pelo atuador.
Red Bull: ecco il comando del DRS usato nelle prove libere del venerdì
Photo by: Giorgio Piola
Red Bull: ecco il comando del DRS modificato per le FP3 e le qualifiche
Photo by: Giorgio Piola
O desenho de Giorgio Piola nos mostra exatamente quais foram as quatro intervenções que permitiram aos engenheiros finalmente resolver o problema, já que era algo recorrente nos três últimos GPs (México, São Paulo e Catar).
O acionamento do DRS é uma das peças que estão congeladas para 2021, por isso a mudança no sistema (com o atuador hidráulico passando sem modificações) teve a aprovação da FIA. Nos treinos livres do sábado a garagem da Red Bull se animou, porque havia a necessidade de encontrar a calibragem certa do atuador para que isso funcionasse bem e, pelo menos no início, não parecia que as mudanças teriam os resultados esperados. Mas então tudo parece ter voltado ao normal.
F1 AO VIVO: A briga de MERCEDES vs RED BULL na CLASSIFICAÇÃO para o GP do CATAR; assista ao debate
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #147 – TELEMETRIA: O que a Red Bull tem que fazer no Catar? Hamilton favorito?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.