F1: Ferrari sacrifica sprint e revela erro 'básico' pré-corrida; entenda

Pensando na prova principal do domingo, a escuderia italiana não usou seus melhores conjuntos de pneus

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, lidera Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A Ferrari não teve vida fácil na sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado. De acordo com os pilotos da equipe, eles precisaram administrar o ritmo em todas as curvas de Interlagos com Carlos Sainz admitindo ter experimentado uma situação extrema em relação ao gerenciamento de pneus. 

Leia também:

Depois que Max Verstappen assumiu a liderança, tirando Lando Norris da pole já na primeira curva do circuito, quase todo o pelotão que estava logo atrás reclamou que precisou controlar a temperatura dos compostos.

Embora Charles Leclerc tenha conseguido sair de sétimo para o quinto lugar e seu companheiro, Sainz, tenha terminado em oitavo, uma posição acima da marca na largada, ambos foram severamente limitados pela necessidade de 'evitar' o acelerador.

O espanhol considerou que a administração de ritmo que ele já enfrentou depois que a dupla da scuderia foi à pista com um conjunto de pneus macios usados. "Usamos todos os piores conjuntos possíveis que tínhamos disponíveis e guardamos os bons para [o GP de domingo], então esperamos que isso ajude.

"Mas não será muito bom se precisarmos continuar administrando tanto nosso ritmo, o que, para nossas temperaturas, foi muito complicado. Simplesmente não pudemos forçar nossa corrida."

Sainz ainda acrescentou que também precisou reduzir o ritmo quando estava correndo com ar limpo e não apenas quando se mantinha na 'caça' a outros carros.

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

É também por isso que Daniel Ricciardo conseguiu continuar ultrapassando a Ferrari, já que Sainz estava contando apenas com o DRS para compensar sua frenagem precoce.

"Espero que a situação melhore, mas hoje foi o dia mais difícil que já tive de enfrentar. Eu estava tendo que fazer tanta administração que nem conseguia forçar a frenagem, então tive que me certificar de que tinha DRS para pelo menos ser rápido nas retas."

O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, disse que seus pilotos ficaram "expostos" devido a um erro. Ele revelou: "Cometemos um pequeno erro no resfriamento hoje e pedimos aos pilotos que fizessem uma grande administração a partir da segunda volta."

Leclerc também disse que estava recuando "basicamente em todas as curvas", mas espera que começar em segundo lugar no GP alivie um pouco a tensão. No entanto, o monegasco ponderou que o ritmo de sábado da Red Bull vai se tornar "irrelevante" a tentativa de ultrapassar Verstappen na corrida.

"Os carros estão ficando tão rápidos agora que você precisa fazer esses tipos de ultrapassagens... Mas, com certeza, do meu lado, foi a pior [até agora neste ano]. Se esse é o ritmo dos carros, tenho certeza de que, mesmo que eu o ultrapasse, isso é um pouco irrelevante, porque acho que em duas ou três voltas ele deverá estar me ultrapassando."

Confira o resultado da sprint

1 NetherlandsM. VERSTAPPENRed Bull Racing 1 24

-

      8
2 United KingdomL. NORRISMcLaren 4 24

+4.287

4.287

4.287     7
3 MexicoS. PEREZRed Bull Racing 11 24

+13.617

13.617

9.330     6
4 United KingdomG. RUSSELLMercedes 63 24

+25.879

25.879

12.262     5
5 MonacoC. LECLERCFerrari 16 24

+28.560

28.560

2.681     4
6 JapanY. TSUNODAAlphaTauri 22 24

+29.210

29.210

0.650     3
7 United KingdomL. HAMILTONMercedes 44 24

+34.726

34.726

5.516     2
8 SpainC. SAINZ JR.Ferrari 55 24

+35.106

35.106

0.380     1
9 AustraliaD. RICCIARDOAlphaTauri 3 24

+35.303

35.303

0.197      
10 AustraliaO. PIASTRIMcLaren 81 24

+38.219

38.219

2.916      
11 SpainF. ALONSOAston Martin Racing 14 24

+39.061

39.061

0.842      
12 CanadaL. STROLLAston Martin Racing 18 24

+39.478

39.478

0.417      
13 FranceP. GASLYAlpine 10 24

+40.621

40.621

1.143      
14 FranceE. OCONAlpine 31 24

+42.848

42.848

2.227      
15 ThailandA. ALBONWilliams 23 24

+43.394

43.394

0.546      
16 DenmarkK. MAGNUSSENHaas F1 Team 20 24

+56.507

56.507

13.113      
17 ChinaG. ZHOUAlfa Romeo 24 24

+58.723

58.723

2.216      
18 GermanyN. HULKENBERGHaas F1 Team 27 24

+1'00.330

1'00.330

1.607      
19 FinlandV. BOTTASAlfa Romeo 77 24

+1'00.749

1'00.749

0.419      
20 United StatesL. SARGEANTWilliams 2 24

+1'00.945

1'00.945

0.196

AO VIVO: Veja DEBATE sobre a corrida sprint do GP de São Paulo

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 



 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir o domingo do GP de São Paulo em Interlagos
Próximo artigo F1: Pérez ganha fôlego em batalha contra Hamilton por vice; veja tabela após sprint em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil