Últimas notícias

F1: FIA alerta pilotos sobre voltas de desaceleração após incidentes no TL1 em Monza

Diretor de prova enviou alerta aos pilotos após incidentes no TL1 e reclamações dos pilotos no rádio

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Charles Leclerc, Ferrari SF90, Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, and the remainder of the Q3 participants

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

No primeiro treino livre para o GP da Itália de Fórmula 1, a transmissão mostrou vários casos de pilotos em volta de desaceleração atrapalhado quem vinha em volta rápida. Visando evitar novos problemas, o diretor de provas Michael Masi enviou um alerta aos pilotos para que isso não se repita ao longo do fim de semana.

A natureza de alta velocidade da pista de Monza significa que, geralmente os pilotos tentam completar uma volta rápida usando o vácuo de um outro que vem a frente.

Leia também:

Mas, nos últimos anos, isso levou a vários incidentes onde os pilotos andam deliberadamente devagar para evitar liderar uma fila de carros, algo que ficou bem notável no treino classificatório de 2019.

"Eu acho que está ficando perigoso por causa do quão lento esse pessoal está indo", disse Lando Norris durante a sessão no rádio. "Eles ficam andando na trajetória. Acho que é necessário fazer algo".

Lance Stroll, disse à Racing Point que alguns carros haviam "simplesmente parado" no meio da curva, enquanto Valtteri Bottas chamou dois pilotos de "cegos" por entrar no caminho. As reclamações levaram o diretor de provas da F1 a mandar um alerta aos pilotos sobre pilotagem desnecessariamente lenta.

"Cada piloto é alertado sobre o texto do Artigo 27.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1", diz a nota de Masi. "Por motivos de segurança, em cada sessão de treinos, atos como andar na pista para atrapalhar outro carro pode ser repassado à Direção de Prova".

"Durante o Treino Livre 3 e o Treino Classificatório, o tempo publicado de acordo com o Item 8 das Notas do Evento da Direção de Prova será usada como um guia pelos fiscais para determinar se um piloto está andando desnecessariamente devagar em uma volta de aquecimento ou desaceleração".

O Item 8 confirma que o tempo máximo permitido para essas voltas será divulgado após os treinos da sexta-feira, mas cada caso será julgado pela direção de acordo.

Piloto da Haas e diretor da Associação de Pilotos, Romain Grosjean disse na quinta que esperava uma classificação igual à de 2019 devido à necessidade de buscar o vácuo dos rivais, afirmando que preferia uma classificação um por vez.

"Todos buscam o vácuo e você precisa dele para ter uma boa volta. Se dependesse de mim, seria uma volta por piloto, um depois do outro, aí não teríamos problemas do tipo".

"Mas acho que seria complicado e depende de nós lidarmos com isso da melhor maneira".

DIRETO DO PADDOCK: Claire Williams deixa equipe, Vettel põe F1 em xeque e Senna terá série na Netflix

PODCAST: O que será da F1 no Brasil em 2021, sem Globo, pilotos e corrida?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior SEXTA-LIVRE: Passeio da Mercedes, batida de Verstappen, reestruturação da Renault e notícias da F1
Próximo artigo Hamilton dá o troco em Bottas e lidera o dia de treinos na Itália; Vettel roda no fim da sessão em Monza

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil