Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: FIA avalia penalidade para pilotos que causarem bandeira vermelha

Intenção seria seguir exemplo da Indy, que cancela os dois melhores tempos e impede que o piloto que causar uma paralisação retorne à pista, em uma tentativa de evitar o congelamento da tabela de classificação

Um marechal agita a bandeira vermelha

A FIA está considerando a ideia de punir os pilotos que causarem uma bandeira vermelha com uma parada permanente da sessão interrompida. Ainda não está claro se a ideia se destina apenas às três sessões de classificação ou também às sessões de treinos livres na Fórmula 1.

Leia também:

A discussão ocorreu nesta semana em uma reunião da F1 onde foi discutido um incidente que aconteceu no último fim de semana na Áustria, com Valtteri Bottas, que se viu na pista na sessão de Q1 com sua Alfa Romeo presa. A direção da corrida suspendeu a sessão com uma bandeira vermelha e Bottas conseguiu reiniciar seu monoposto e retornar aos boxes, retomando a classificação.

Na Indycar, um conjunto muito claro de regras foi adotado há muito tempo. Se um piloto causar uma bandeira vermelha na classificação, ele sofrerá o cancelamento de seus dois melhores tempos e não poderá retornar à pista até o final da sessão. Uma abordagem que visa combater possíveis saídas de pista com propósito de congelar a classificação em um determinado momento.

Há, no entanto, uma desvantagem. Considerando o tamanho da punição, ela pode se tornar um impedimento para que os pilotos corram riscos no que é o auge do fim de semana em termos de desempenho puro.

Nas próximas semanas, saberemos mais sobre o assunto. No momento, o tema foi abordado, mas ainda há várias pontas soltas, como o caso de Bottas, que pôde retornar à pista de forma independente. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: F1 'reestreia' câmera de pedal com Norris em Silverstone após críticas dos fãs em 2022; veja
Próximo artigo Vasseur acredita que F1 não precisa da Andretti nem de uma 11ª equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil