Recomendado para você

VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Nico Muller, capota e carro pega fogo no Anhembi

VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Nico Muller, capota e carro pega fogo no Anhembi

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Nico Muller, capota e carro pega fogo no Anhembi
F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro

F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro
F1: Bortoleto empata com Hulkenberg em comparativo de classificações de 2025

F1: Bortoleto empata com Hulkenberg em comparativo de classificações de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Bortoleto empata com Hulkenberg em comparativo de classificações de 2025
F1: Piastri confirma que discutirá ordens de equipe com McLaren antes do GP de Abu Dhabi

F1: Piastri confirma que discutirá ordens de equipe com McLaren antes do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Piastri confirma que discutirá ordens de equipe com McLaren antes do GP de Abu Dhabi
F1: "Largar ao lado de Verstappen sempre deixa Norris nervoso", dispara Marko

F1: "Largar ao lado de Verstappen sempre deixa Norris nervoso", dispara Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: "Largar ao lado de Verstappen sempre deixa Norris nervoso", dispara Marko
F1: Verstappen explica estratégia que garantiu pole em Abu Dhabi

F1: Verstappen explica estratégia que garantiu pole em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen explica estratégia que garantiu pole em Abu Dhabi
F1: Norris e Piastri terminam classificação "decepcionados" atrás de Verstappen em Abu Dhabi

F1: Norris e Piastri terminam classificação "decepcionados" atrás de Verstappen em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris e Piastri terminam classificação "decepcionados" atrás de Verstappen em Abu Dhabi
F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

F1: FIA explica por que não interferiu no fim do programa de motores da Renault

Diretor de monopostos, Nikolas Tombazis afirmou que a Federação não irá forçar ninguém a ficar na categoria

Esteban Ocon, Alpine A524, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

O diretor técnico da FIA para monopostos, Nikolas Tombazis, explicou, após o anúncio do fim do programa de motores da Renault na Fórmula 1, que a Federação "não tem intenção de torcer o braço de ninguém [forçar alguém]"  para que continuem na categoria.

A fabricante francesa anunciou que, após as mudanças nas regras de 2026, a Alpine não correrá mais com seus próprios motores, mas comprará unidades de potência e, inicialmente, caixas de câmbio da Mercedes.

Leia também:

Eles serão o segundo fornecedor de motores a anunciar sua saída do campeonato na era turbo-híbrida, embora a Honda tenha finalmente mudado discretamente de ideia após sua decisão em 2021 e fornecerá as unidades de potência para Aston Martin a partir de 2026, quando os componentes elétricos de seus trens de força serão muito mais potentes.

A Renault foi um dos seis fabricantes que ajudaram a definir as regras de 2026, mas, sem eles, Honda, Ferrari, Mercedes, Red Bull Powertrains (em parceria com a Ford) e Audi permanecerão como fornecedores de motores. Apesar disso, Tombazis afirma que a FIA não teve voz ativa na permanência da Renault:

"Quando criamos o procedimento de registro, concordamos que o objetivo do registro era cobrir os custos da FIA com a regulamentação dos fabricantes durante o processo de criação de regras", disse o diretor de monospostos. "Mas não temos intenção de torcer o braço de ninguém para mantê-los no esporte".

"O registro custou 120, 130, 140 milhões [de dólares] e o processo durou cinco anos, mas os custos de desenvolvimento podem chegar a um bilhão de dólares, e não acho que a FIA vá forçar um fabricante a investir um bilhão de dólares só porque ele se registrou e pagou uma taxa de registro".

"Sempre há uma chance de alguém desistir e queremos que aqueles que ficarem fiquem porque querem, não porque nós os forçamos a isso", conclui.

EXCLUSIVO: Como ENZO FITTIPALDI quase chegou à F1 e bastidores da PORSCHE CUP com PEDRO BOESEL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: GP do Canadá ganha nova data a partir de 2026; confira
Próximo artigo F1 nega rumores que Domenicali será transferido para a MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros