F1: FIA investigará procedimentos do safety car em Abu Dhabi; entenda

Órgão regulador fará escrutínio das decisões da direção de prova após repercussão negativa de GP derradeiro do campeonato; saiba mais

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quarta-feira que fará uma investigação da controversa final da temporada 2021 da Fórmula 1 em Abu Dhabi, que culminou com o título do holandês Max Verstappen, da Red Bull, depois dos polêmicos procedimentos de relargada após safety car que acabaram fazendo com que o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, não conquistasse seu octacampeonato mundial.

A decisão do órgão regulador vem depois de a Mercedes ter seus dois protestos contra o resultado da corrida de Yas Marina rejeitados pelos comissários, de modo que Verstappen foi confirmado como campeão. A equipe alemã ainda pode apelar à Corte Internacional de Apelações da FIA, mas o time germânico deve desistir da 'manobra'.

O editor recomenda:

Toda a polêmica veio em função de uma controversa decisão do diretor de provas da F1, Michael Masi, de deixar apenas os retardatários que estavam entre Hamilton -- que liderava -- e Verstappen voltarem à volta do ponteiro, de modo que o holandês teve as condições de atacar o rival para ultrapassá-lo e conquistar o título. Além disso, o safety car supostamente deveria sair da pista apenas no fim da volta seguinte, o que não ocorreu.

Tendo tudo isso em vista, a FIA anunciou a investigação a fim de minimizar os efeitos negativos da controvérsia na imagem da F1 e do próprio órgão. Em 'defesa' das decisões de Masi, os comissários argumentaram que os regulamentos dão carta branca ao diretor de provas em relação ao safety car. De todo modo, a FIA investigará o caso e se reunirá com as equipes da categoria para debater o caso a fim de prevenir polêmicas futuras.

Em um comunicado, a entidade 'culpou' um "mal-entendido" sobre as regras e admitiu que a situação está prejudicando a F1: “As circunstâncias que envolveram o uso do safety car após o incidente do piloto Nicholas Latifi e as comunicações entre a direção de prova da FIA e as equipes de Fórmula 1 geraram incompreensões e reações significativas."

“Isso mancha a imagem do campeonato e a devida comemoração do primeiro título mundial de pilotos conquistado por Max Verstappen e do oitavo título mundial de construtores conquistado pela Mercedes.”

“Este assunto será discutido e tratado com todas as equipes e pilotos para tirarmos lições desta situação e fornecer clareza a participantes, mídia e fãs sobre os regulamentos, a fim de preservar a natureza competitiva do nosso esporte e, ao mesmo tempo, garantir a segurança. Não é apenas a F1 que pode se beneficiar com essa análise, mas também, de maneira mais geral, todos os outros campeonatos de circuitos da FIA.”

“A FIA fará, portanto, tudo o que estiver ao seu alcance para que isso aconteça dentro da governança da F1 e proporá à Comissão de F1 um claro estudo do Comitê Consultivo Desportivo, com o apoio de pilotos, de modo que qualquer feedback significativo e conclusões sejam feitas antes do início da temporada 2022."

Hamilton CAMPEÃO de 2021? Título DIVIDIDO com Verstappen? Ideia é ventilada por Brundle e ATÉ ALONSO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA anuncia primeiros detalhes oficiais do motor da F1 de 2026
Próximo artigo F1: Mercedes confirma retirada de recurso contra resultado de Abu Dhabi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros