F1: Verstappen teve GP em Silverstone comprometido por detritos da AlphaTauri

De acordo com Red Bull, pedaço da asa dianteira bloqueou o fluxo de ar no assoalho, comprometendo o downforce do holandês em 20%

F1: Verstappen teve GP em Silverstone comprometido por detritos da AlphaTauri
Carregar reprodutor de áudio

Max Verstappen buscava mais um bom resultado neste fim de semana, mas viu seu GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ir por água abaixo após seu carro apresentar problemas, que foram causados por um detrito de asa dianteira da AlphaTauri que ficou preso em seu assoalho, comprometendo sua performance aerodinâmica.

O holandês mal havia assumido a liderança em cima de Carlos Sainz quando reduziu a velocidade achando que tinha um furo de pneu. Mas após parar e ver que seu carro não havia melhorado, Verstappen ficou até o fim da corrida sofrendo com uma misteriosa perda aerodinâmica para terminar em sétimo.

Leia também:

As imagens de televisão mostravam ele atingindo uma parte da Ferrari de Charles Leclerc no começo da prova, e ele achava que esse poderia ser o motivo. Mas apenas depois do GP que a Red Bull descobriu que a culpada era uma placa final da asa dianteira da AlphaTauri que ficou presa no assoalho do RB18.

Christian Horner, que mostrou a jornalistas uma foto do assoalho de Verstappen em coletiva após a corrida, reconheceu que a interrupção do fluxo de ar custou a Verstappen cerca de 20% de downforce.

"Não tivemos um furo", disse Horner. "Ele disse isso porque foi muito ruim e parecia um furo. Mas na volta 11 ele passou por cima de detritos da AlphaTauri. E aí ele fez a corrida com um assoalho modificado graças a um pedaço de AlphaTauri que ficou preso. Ficou ali quase como um bloqueio".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Mick Schumacher, Haas VF-22

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Mick Schumacher, Haas VF-22

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Verstappen explicou que não sabia qual era seu problema durante a corrida, mas percebeu rapidamente depois o quão mal seu carro estava ao inspecioná-lo no parque fechado.

"Quando eu saí do carro, olhei o assoalho. Do lado esquerdo, estava totalmente arruinado", disse. "Assim que eu assumi a ponta com o erro de Carlos, algumas curvas depois, na 5, havia um pedaço de carbono".

"Naquele momento, não tive como mudar a direção, então tentei ir com tudo. Mas acabou ficando preso no assoalho, destruindo tudo. Parecia como um furo porque o equilíbrio sumiu de repente. Então decidimos parar e, mesmo depois, foi difícil de guiar".

PÓDIO: ESPETÁCULO em Silverstone! Sainz VENCE corrida com final ALUCINANTE; acompanhe DEBATE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
VÍDEO: O grande gesto de Russell em Silverstone após o acidente de Zhou
Artigo anterior

VÍDEO: O grande gesto de Russell em Silverstone após o acidente de Zhou

Próximo artigo

F1: Leclerc cobra revisão completa da estratégia da Ferrari em Silverstone

F1: Leclerc cobra revisão completa da estratégia da Ferrari em Silverstone