Recomendado para você

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
Últimas notícias

F1 - Hamilton lamenta acidente 'inédito' que o tirou do GP da Holanda: 'Não é normal'

Heptacampeão caminhava para fazer boa prova com a Ferrari em Zandvoort até que saiu de frente no banking da Curva 3, atrapalhado pela pista molhada

O GP da Holanda de Fórmula 1 da Ferrari pode ser visto de duas perspectivas. Em 2023, a corrida holandesa em si foi um ponto de virada para a equipe que na época fez um balanço do que havia aprendido em uma pista que não era adequada para o carro naquela temporada. Hoje, por outro lado, ela serve como uma lição sobre como abordar o fim de semana - especialmente pelo acidente de Lewis Hamilton, que, enquanto fazia boa prova teve uma escapada que, segundo ele mesmo, foi 'inédita' em sua carreira.

Leia também:

É certo que o desempenho do SF-25 não foi empolgante, agravado pelo duplo abandono devido a acidentes envolvendo Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Em parte, no entanto, isso também se deve ao fato de que a pista holandesa não combina com as características do carro deste ano. Durante a temporada, de fato, o SF-25 demonstrou sofrer em curvas longas, onde é necessária muita carga na asa dianteira.

Zandvoort está repleto desses tipos de curvas e, como era de se esperar, as dificuldades apareceram desde o início do fim de semana, chegando com uma configuração que rapidamente se mostrou inadequada e forçou os engenheiros a mudar de rumo para colocar o carro de volta na pista, em uma tentativa de alcançar o pelotão. Em parte, a escolha valeu a pena, já que alcançaram o ritmo, mas sem brilhar na classificação.

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Joe Portlock / LAT Images via Getty Images

Na primeira parte da corrida, Hamilton manteve a sétima posição, com um ritmo semelhante ao de seu companheiro de equipe, quinto depois de conseguir ultrapassar George Russell na primeira volta. O britânico também havia conseguido voltar quase à zona de DRS sobre seu compatriota da Mercedes depois de cerca de vinte voltas, mas sem ter a margem necessária para tentar uma ultrapassagem.

Foi nessa fase, no entanto, que as primeiras gotas de chuva começaram a cair e, embora Hamilton tenha sugerido que a equipe tentasse uma ultrapassagem para se livrar de Russell, a equipe optou por continuar, em parte para priorizar o pit stop de Leclerc, com o qual tentaria surpreender a Racing Bulls de Isack Hadjar pelo quarto lugar.

No entanto, justamente nesse momento ocorreu o erro do sete vezes campeão mundial, que perdeu seu carro além da linha branca na Curva 3, provavelmente mais escorregadia devido às gotas de chuva. O impacto com as barreiras foi inevitável e Hamilton não pôde fazer nada para salvar o carro.

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: John Thys / AFP via Getty Images

Após a corrida, o britânico não se debruçou sobre a análise de sua corrida, limitando-se a algumas palavras com as quais queria enfatizar como, ao longo de sua carreira, raramente se envolveu em acidentes.

"Não tenho certeza... Senti que estava indo bem até aquele ponto, que o ritmo em comparação com Charles na minha frente era bom. Mas a traseira estava começando a se mover, tive um estalo na curva 3 e não consegui recuperar o carro. Não é normal que eu tenha esses acidentes e acabe fora da corrida. Não posso dizer muito mais", explicou Hamilton.

Logo depois da batida, ele revelou à Band que "nunca teve" uma saída de frente desse tipo. "Só aconteceu do nada, muito incomum, nunca tive um understeer desse. Então, não entendi", comentou o heptacampeão.

HAMILTON é MESSI, indagações a VETTEL, BORTOLETO, VERSTAPPEN, motores da F1 e F-E - LUCAS DI GRASSI

Ouça a versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM com LUCAS DI GRASSI:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Verstappen explica deslize em Zandvoort e comemora pódio: "P2 é uma conquista muito boa para nós"
Próximo artigo EXCLUSIVO: Tarso Marques nega prisão e revela como foi parar na delegacia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros