F1: Horner nega plano “ardiloso” para derrubar Marko na Red Bull

Chefe da equipe ressaltou papel de consultor esportivo e lembrou que ele é contratado da companhia de bebidas energéticas e não do time de F1

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Zak Mauger / Motorsport Images

O chefe da Red Bull, Christian Horner, rejeitou as acusações de um plano “ardiloso” dentro da equipe para tentar se livrar do conselheiro de automobilismo Helmut Marko.

Depois de mais um fim de semana de grande drama no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 em meio à batalha de poder dentro da Red Bull, descobriu-se que o lugar de Marko na equipe poderia estar ameaçado.

Leia também:

Ele revelou antes da classificação que havia uma chance de ser suspenso após o evento, em meio a alegações de que esteve envolvido em vazamentos para a mídia sobre a investigação em torno do comportamento de Horner.

Mas após conversas com o CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff, na manhã da corrida em Jeddah, ficou claro que Marko não estava envolvido em nenhum comportamento ilícito e continuaria.

Falando pouco antes da corrida à emissora austríaca ORF, Marko criticou as alegações de que tinha participado nos vazamentos – ao sugerir que a forma como as coisas aconteceram na Arábia Saudita foram um esforço deliberado para derrubá-lo.

Questionado sobre a acusação de vazamento, Marko disse: “Absoluta besteira. Fico muito feliz quando tenho meu iPhone sob controle.

“Eu deliberadamente fiquei fora disso. Associar-me a isso foi quase como uma operação planejada, como percebi. ‘ardilosa’, como diria [Niki] Lauda.”

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Photo by: Michael Potts / Motorsport Images

Não está claro quem Marko sente que estava agindo contra ele para provocar problemas, mas Horner insistiu que os eventos que ocorreram nos bastidores na Arábia Saudita não tiveram nada a ver com ele nem com a equipe de F1.

“Acho que o boato sobre a suspensão foi tão novidade para a equipe quanto para qualquer outra pessoa”, explicou Horner. “Ficamos bastante surpresos ao ouvir isso.

“Helmut é contratado da Red Bull GmbH, então foi um problema entre eles. Não fazíamos parte dessa discussão.

“Conheço Helmut desde 1996 e ele desempenhou um papel importante ao longo dos anos. Esse papel evoluiu ao longo dos anos. Eu o conheço há muito, muito tempo.

“Chegando aos 81 anos de idade, ele ainda está obviamente motivado para a F1, o que é algo positivo.”

Os acontecimentos na Arábia Saudita foram fascinantes porque o risco de saída de Marko gerou uma forte linha de defesa de Max Verstappen, que disse que seria improvável que permanecesse na equipe se seu aliado partisse.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Sergio Perez, Red Bull Racing, 2nd position, with Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing and Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Sergio Perez, Red Bull Racing, 2nd position, with Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing and Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Questionado se o apoio de Verstappen influenciou a decisão da Red Bull, Horner disse: “Não houve nenhum processo de tomada de decisão em torno de Helmut, por isso não tenho certeza de onde o boato se espalhou. Mas não é algo em que estive envolvido.”

Embora Marko e Horner não concordem em tudo, a dupla traz forças contrastantes para a equipe Red Bull que ajudaram a torná-la tão forte.

Horner não previu nenhum problema com a permanência de Marko no cargo, apesar das dificuldades da situação atual.

“Meu relacionamento com Helmut não é problema. Acho que ele é sempre franco, mas esse é Helmut”, acrescentou Horner.

“Todos têm um papel a desempenhar, não importa qual seja. Acho que esta equipe teve um sucesso incrível e teve uma habilidade tremenda por um longo período de tempo. Essa tem sido uma das chaves do nosso sucesso.”

F1 AO VIVO: Confira o MELHOR DEBATE sobre corrida em JEDDAH e as NOVIDADES da MotoGP

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen revela dificuldades em vitória com 13s de vantagem
Próximo artigo F1: Wolff admite que “adoraria” contar com Verstappen na Mercedes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil