Fórmula 1 GP do Bahrein

F1: Ímola é escolhida para ter quali com regra de pneus experimental; entenda

Fim de semana do GP da Emilia Romagna fará com que equipes quebrem cabeça para selecionar jogos de pneus

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, passes Charles Leclerc, Ferrari F1-75, for the lead

O GP da Emilia Romagna, que ocorre em maio, foi escolhido como o primeiro local para apresentar um novo formato de classificação da Fórmula 1, conforme apurado pelo Motorsport.com.

Como parte de um esforço para reduzir o número de pneus que são trazidos aos GPs, em duas corridas deste ano um experimento ocorrerá para um novo formato de qualificação.

Leia também:

O número de conjuntos de pneus disponíveis para cada piloto para o fim de semana será reduzido de 13 para 11, e haverá uma nova abordagem para o quali.

Atualmente, os pilotos são totalmente livres para escolher quais pneus serão usados nos três segmentos de qualificação, mas nesses dois eventos os compostos serão obrigatórios.

Os pilotos serão forçados a usar pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Se alguma das sessões for com chuva, a escolha dos pneus ficará livre.

Sob o experimento, os pilotos terão acesso a três conjuntos de duros, quatro conjuntos de médios e quatro de macios durante todo o fim de semana.

O plano é ter seis conjuntos de pneus disponíveis para a classificação e cinco para fazer malabarismos entre a treinos livres e a corrida.

Embora ainda não tenha havido confirmação oficial, fontes revelaram ao Motorsport.com que o fim de semana da Emilia Romagna, de 18 a 21 de maio, será o primeiro evento escolhido.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

O segundo provavelmente ocorrerá após as férias de verão, que dará a Pirelli e as equipes tempo para analisar se os experimentos funcionaram e se o formato puder se tornar regra a partir de 2024.

A análise inicial de engenheiros sugere que as equipes provavelmente usariam um conjunto de pneus macios no TL2 e um no TL3 - para garantir dois conjuntos de macios para o Q3.

As equipes que não chegarem ao Q3, portanto, teriam acesso a mais dois conjuntos de pneus macios para a corrida - algo que poderia ser especialmente benéfico em algumas pistas.

A FIA anunciou nesta semana que um convite para concurso para o contrato de fornecimento da F1 para 2025, 2026 e 2027 será lançado nas próximas semanas.

Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Ferrari renovada, Mercedes melhor e Red Bull bem? Que F1 teremos em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso supera Verstappen em 5 milésimos e lidera treino antes de quali
Próximo artigo F1: Após controvérsia com Verstappen em Mônaco, FIA atualiza regra de saída de pitlane

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil