Relato do treino livre

F1: Bottas lidera movimentado TL3 para o GP de Eifel em Nurburgring

Carros finalmente conseguiram ir à pista alemã, tendo apenas 60 minutos para fazer todos os ajustes necessários para o fim de semana

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Depois de uma sexta-feira anticlimática, com o cancelamento dos dois primeiros treinos livres para o GP de Eifel, o sol saiu em Nurburgring e o grid da Fórmula 1 finalmente conseguiu ir à pista. E em um frenético TL3, 

Esse fim de semana marca o retorno da pista de Nurburgring ao calendário da F1 pela primeira vez depois de sete anos, com o nome de GP de Eifel, o quarto título diferente que a pista já recebeu, depois das provas da Alemanha, Luxemburgo e Europa.

Leia também:

Ontem, as duas sessões de treinos do dia foram canceladas devido à neblina e chuva que estavam sobre o autódromo. As regras afirmam que não é possível ter atividade de pista caso o helicóptero médico não possa decolar para resgate e transporte. E com o hospital preparado para receber casos do autódromo a uma hora de distância de carro, tornava-se inviável a realização do treino.

"É desafiador essa situação da neblina, que impede a decolagem do helicóptero médico para se deslocar ao hospital. A distância pela estrada é muito grande caso aconteça algo. Nós efetivamente iniciamos o cronômetro e daremos atualizações às equipes a cada 30 minutos, sendo que, caso o pit lane seja aberto, elas serão notificadas com 10 minutos de antecedência", disse o diretor de provas Michael Masi na sexta-feira.

Para contornar a situação, a direção de prova fez uma pequena alteração nas operações de resgate e transporte. Agora o helicóptero fica a três quilômetros do autódromo, em um local onde ele pode decolar sem problemas. Caso seja necessário seu uso, uma ambulância levará o piloto até lá.

Mesmo com a falta de movimentação na pista, fora dela, os bastidores da F1 estavam aquecidos em meio ao frio alemão. Correndo em casa, a Mercedes começou a semana com sustos, após dois membros da equipe testarem positivo para Covid-19, levando a uma necessidade de trazer pessoas da fábrica, na Inglaterra, para substituir. E para blindar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, os dois pilotos estão totalmente isolados ao longo do fim de semana, exceto durante as sessões.

Devido à falta de atividades de pista na sexta, ninguém perdeu tempo e os pilotos saíram dos boxes assim que a contagem regressiva de 60 minutos começou. Após uma primeira rodada de voltas, nos dez minutos iniciais, quase todos já haviam marcado tempos, com a exceção de Sebastian Vettel e Lance Stroll.

Neste momento, a Red Bull tinha os dois melhores tempos, com Max Verstappen na ponta marcando 01min28s866 e Albon em segundo, a 1s311. Completavam o Top 5: Ocon, Pérez e Norris. Bottas e Hamilton eram sétimo e oitavo.

Logo na sequência, a Racing Point anunciou que Stroll estava fora do TL3: "Lance Stroll não está se sentindo 100% nesta manhã e não participará do TL3. Sua condição será avaliada após a sessão para decidir se ele tem condições de pilotar e, neste momento, a equipe confirmará os planos para a classificação".

 

Depois de seguir na ponta pelos minutos seguintes, Verstappen perdeu a liderança próximo da marca de 30 minutos. Na metade da sessão, Ocon tinha a ponta com 01min27s634, seguido do holandês, a 1s050 e Albon, Pérez e Ricciardo fechando os cinco primeiros colocados enquanto Bottas e Hamilton, fazendo simulações de corrida, ocupavam a nona e a 12ª posições.

 
 

Os minutos seguintes foram marcados por duas coisas: erros de Vettel e Russell e trocas na liderança, com Norris, Ricciardo e outros pilotos se revezando na ponta.

No final, a ponta ficou com Valtteri Bottas, que marcou 01min26s225. Em segundo, Lewis Hamilton, a 0s136, Charles Leclerc, em terceiro, a 0s456. Fechando o Top 10, Verstappen, Vettel, Norris, Pérez, Ricciardo, Albon e Gasly.

Hamilton vinha com uma boa volta no final, tendo feito o melhor primeiro setor, mas uma rodada de Latifi com a Williams na última curva causou o acionamento de uma bandeira amarela no local, inviabilizando sua volta.

A Fórmula 1 volta à pista de Nurburgring às 10h, horário de Brasília, para o treino classificatório para o GP de Eifel, 11ª etapa da temporada 2020. Você pode acompanhar a transmissão pelo SporTV 2. E assim que a sessão acabar, corre para o canal do Motorsport.com no YouTube para acompanhar mais uma edição do Q4 ao vivo!

Todas as notícias sobre o GP de Eifel da F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises e confira nossos programas e vídeos!

Cla # Piloto Equipe Motor Voltas Tempo Dif
1 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 25 1'26.225  
2 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 27 1'26.361 0.136
3 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 25 1'26.681 0.456
4 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 24 1'26.896 0.671
5 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 25 1'27.038 0.813
6 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Renault 29 1'27.167 0.942
7 11 Mexico Sergio Perez Racing Point Mercedes 25 1'27.245 1.020
8 3 Australia Daniel Ricciardo Renault Renault 23 1'27.392 1.167
9 23 Thailand Alex Albon Red Bull Honda 23 1'27.449 1.224
10 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 28 1'27.528 1.303
11 31 France Esteban Ocon Renault Renault 27 1'27.634 1.409
12 26 Russian Federation Daniil Kvyat AlphaTauri Honda 26 1'27.795 1.570
13 55 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren Renault 29 1'27.924 1.699
14 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 25 1'27.956 1.731
15 8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 27 1'28.115 1.890
16 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 27 1'28.293 2.068
17 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 30 1'28.343 2.118
18 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 25 1'28.370 2.145
19 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 26 1'28.941 2.716

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre F1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Neblina cancela TLs, Ferrari se frustra e Merc dá não à RBR; veja isso e anúncio especial

PODCAST: A F1 perde força com a saída da Honda?

 

In this article
Guilherme Longo
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Racing Point anuncia que Stroll não participa de TL3 em Nurburgring e canadense vira dúvida para o fim de semana
Próximo artigo Rosberg: Mudança de Wolff pode trazer "maus acontecimentos" à Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros