Fórmula 1 GP de Singapura

F1: Marko recebe advertência por escrito da FIA após declarações sobre Pérez

Consultor esportivo da Red Bull foi lembrado de suas “responsabilidades como figura pública”

Helmut Marko não tem motivos para sorrir nesta sexta-feira (15) em Singapura. E não é pelo desempenho abaixo do esperado dos carros da Red Bull em Marina Bay, nos primeiros ensaios da Fórmula 1 no fim de semana.

Leia também:

O consultor esportivo da equipe recebeu oficialmente, e por escrito, uma advertência da FIA após fazer comentários preconceituosos a Sergio Pérez.

Recentemente, Marko falou sobre o momento vivido por ‘Checo’ e comentou sobre sua herança "sul-americana" ao comparar o mexicano com Max Verstappen e Sebastian Vettel, sugerindo que, por esse motivo, ele não tinha o mesmo foco dos dois campeões da Red Bull.

Uma declaração do órgão regulador dizia: “Podemos confirmar que Helmut Marko recebeu uma advertência por escrito e foi lembrado de suas responsabilidades como figura pública no automobilismo, de acordo com o Código de Ética da FIA”.

Nesta quinta-feira, Pérez revelou que Marko pediu desculpas a ele pelos comentários com o mexicano as aceitando.

"Tive uma conversa com ele, e ele pediu desculpas. Para mim, isso foi o principal. E agora vamos seguir em frente. Tenho uma relação pessoal com ele. E acho que você pode ter todo tipo de reação quando vê essas coisas".

"Mas conhecer a pessoa ajuda muito, porque sei que ele não falou dessa forma. E eu aceitei a desculpa porque conheço Helmut a um nível pessoal e, por isso, sei que ele não quis dizer isso".

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse à Sky Sports que a equipe não emitiu uma declaração abordando o assunto, já que Marko “não é funcionário da Red Bull Racing”.

Ele disse: “Em primeiro lugar, esses comentários não estavam certos.

“Helmut rapidamente reconheceu isso e pediu desculpas publicamente e diretamente a Sergio.

“Ele falou diretamente com o Sergio sobre isso e acho que você está sempre aprendendo na vida, mesmo aos 80 anos, e inevitavelmente lições foram aprendidas.

“Ele não é funcionário da Red Bull Racing, então, em termos de porque não divulgamos uma declaração, ele faz parte do grupo mais amplo da Red Bull e o Grupo emitiu esse pedido de desculpas através do canal de TV Servus.”

FERRARI DOMINA SINGAPURA na 6ª e Mercedes ADMITE CONTESTAR Abu Dhabi-21 por causa de Massa-2008 | F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #247 - Há espaço para Drugovich na F1 em 2024? E Norris na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull pode conquistar Mundial de Construtores já no GP de Singapura; veja matemática do título
Próximo artigo F1: Verstappen 'abre o jogo' e desabafa sobre ritmo da Red Bull em Singapura

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil