F1: McLaren acredita que equipes conseguirão recuperar downforce perdido com mudanças no regulamento
Segundo o diretor técnico James Key, as áreas que possuem um desenvolvimento liberado devem compensar as perdas no assoalho
A FIA e a Fórmula 1 adotaram mudanças no regulamento de 2021 para reduzir o downforce e o stress causado nos pneus, para evitar problemas de confiabilidade como os vistos no ano passado. Mas para o diretor técnico da McLaren, James Key, as equipes devem conseguir recuperar quase todo o downforce que as novidades pretendiam cortar.
As mudanças mais óbvias para quem vê por fora estão na redução da parte traseira do assoalho, a frente dos pneus traseiros, mas algumas novidades foram introduzidas no regulamento com relação aos dutos de freio traseiros e os difusores.
Essas medidas visavam reduzir o downforce em cerca de 10%, com a Mercedes afirmando recentemente que os primeiros estudos mostravam que as performances dos carros seriam similares aos vistos em 2019.
Mas com o progresso que as equipes fizeram nas últimas semanas, mesmo com o regulamento parcialmente congelado, Key acredita que boa parte do downforce perdido foi recuperado ao trabalhar em cima de áreas livres para desenvolvimento.
Ele acredita que, já no começo da temporada, a maioria das equipes já terão os mesmos níveis de downforce vistos em 2020.
"[As mudanças] tiveram o efeito de cortar o rápido progresso que vínhamos registrando com esses carros há alguns anos. E precisávamos disso já que esse era um ano extra de regulamento", disse Key.
"Mas ainda há muito desenvolvimento potencial ao redor do resto do carro, e vamos acabar encontrando nessas mudanças. Minha visão é que, quando a temporada começar, teremos recuperado tudo".
Key disse que a especificação do carro que a McLaren planejou para a primeira corrida ainda ficará abaixo do nível de downforce do ano passado, mas que há janela para novos ganhos.
"Ainda estamos definindo como será a configuração do carro na nossa primeira corrida, mas ainda estaremos abaixo. Não posso dar um percentual agora".
Enquanto as mudanças no carro focam na parte traseira, elas tiveram um impacto em outras áreas. A redução de downforce na traseira afetou, por exemplo, o balanço de aerodinâmica e forçará as equipes a reduzir os níveis de downforce produzidos na parte dianteira para igualar tudo.
"É um grande desafio. Foi necessário um pensamento novo, porque as geometrias impostas pelo regulamento são únicas, nunca tivemos isso antes. Enquanto as mudanças reduzem o downforce na traseira, força você a balancear o carro inteiro, causando uma perda global de downforce".
Mas enquanto os níveis de downforce podem ser recuperados, os tempos de volta devem acabar sendo mais altos devido aos novos pneus que a Pirelli terá para este ano. A expectativa é de um segundo a mais por volta.
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