F1: McLaren afirma que sequência de paradas ruins para Norris são apenas "coincidência"
Stella defendeu que o caso só ganhou destaque porque as últimas corridas tiveram apenas um pit stop

As duas últimas corridas da Fórmula 1 de Lando Norris foram afetadas por pit stops ruins da McLaren. Primeiro tivemos o caso mais grave em Monza, com a polêmica ordem de equipe para Oscar Piastri devolver a posição que ganhou em cima do britânico na parada por conta de erros do próprio time, depois no Azerbaijão, quando o carro #4 perdeu tempo demais nos boxes e não foi capaz de brigar pelo pódio.
Depois da corrida em Baku, a equipe declarou que pretendia implementar correções no hardware para evitar maiores problemas em futuras paradas antes de 2026. No entanto, eles ainda defendem que isso acontecer repetidas vezes com o carro de Norris é apenas uma coicidência.
Enquanto a batalha pelo título de Norris contra o companheiro de equipe entra em seus estágios finais, o britânico sofreu pitstops mais lentos em três corridas consecutivas. Em Zandvoort, uma parada de 4,83s o fez perder terreno para Piastri antes de Norris abandonar a corrida. Em Monza, uma troca de pneus lenta fez com que ele perdesse a posição na pista para o australiano, o que foi o catalisador para a tão discutida troca de pilotos, antes que uma terceira parada consecutiva de mais de quatro segundos em Baku o colocasse na parte de trás de uma fila de carros com os quais ele estava lutando.
Depois de investigar a série de problemas, a equipe está trabalhando em mudanças de hardware para facilitar a reprodução de suas paradas para os mecânicos e, ao mesmo tempo, implementar algumas medidas para evitar repetições.

Lando Norris, McLaren
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Desde que melhorou significativamente seus pit stops para a temporada de 2022, a equipe de box da McLaren tem estado consistentemente entre as melhores da F1 e ficou em segundo lugar no prêmio de pit stop mais rápido da DHL em 2024.
Mas eventos recentes mostraram que, embora a equipe ainda seja mais do que capaz de realizar pit stops rápidos, o hardware que ela usa não está facilitando a replicação como deveria, o que está aumentando a probabilidade de erros humanos.
"Mesmo que vejamos a execução do pit stop pela equipe de box, isso é realmente uma combinação do fator humano, a execução, a operação, com a qualidade do hardware e o quanto o hardware torna a operação de troca de pneus tão natural e tão fácil quanto possível", explicou Andrea Stella.
Em nossa análise, identificamos que precisávamos melhorar em todos os fatores, do ponto de vista humano, mas também sabemos que nosso hardware torna a operação, por exemplo, o disparo, um pouco mais complexo do que deveria ser".
"Estamos aplicando algumas correções, que serão principalmente para o próximo ano. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando com nossa equipe de box para garantir que possamos mitigar algumas dessas dificuldades introduzidas pelo hardware. Definitivamente, é muito trabalho de revisão, correção, testes e prática na fábrica com o equipamento".
Stella insistiu que o fato de Norris ter sofrido o peso dos problemas nas últimas semanas foi uma coincidência, já que, durante toda a temporada, os tempos de parada nos boxes dos pilotos são semelhantes. O que não ajuda é o fato de que as três últimas corridas foram todas de parada única, o que faz com que seus problemas se destaquem ainda mais.
"Para fins de verificação, vimos que, quando você calcula a média do tempo de parada nos boxes, é praticamente a mesma durante a temporada para Lando e Oscar", acrescentou Stella.
"E acho que é apenas uma coincidência, devido à curta janela de observação dos últimos dois eventos, que isso tenha se acumulado no lado do Lando. Mas, na verdade, os dados não parecem apoiar isso durante toda a temporada".
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.