F1: Mercedes anuncia Schumacher como reserva para 2023 após Ferrari cortar laços com alemão

Mick perdeu posição na Haas para Nico Hulkenberg após duas temporadas na equipe norte-americana

Mick Schumacher, Haas F1 Team

A Mercedes anunciou na manhã desta quinta-feira a contratação de Mick Schumacher como piloto reserva para a temporada de 2023 da Fórmula 1.

Leia também:

Depois de perder seu lugar na Haas no final de 2022 e encerrar sua parceria com a Academia de Pilotos da Ferrari, Schumacher se associou à Mercedes – a equipe pela qual seu pai, Michael, correu pela última vez na F1. A função fará com que Schumacher se junte à equipe de Toto Wolff em todas as corridas até 2023, além de conduzir um extenso trabalho no simulador para apoiar Lewis Hamilton e George Russell.

A Mercedes estava aberta em seu interesse em contratar Schumacher como piloto reserva para 2023, com o chefe da equipe, Wolff, confirmando em Abu Dhabi que estava ansioso para manter negociações, levando a um acordo.

 

“Estou emocionado por fazer parte da equipe Mercedes como piloto reserva para 2023 e estou comprometido em dar tudo de mim para contribuir neste ambiente tão competitivo e profissional”, disse Schumacher.

“Tomo isso como um novo começo e estou muito animado e grato a Toto e a todos os envolvidos por confiarem em mim. A F1 é um mundo tão fascinante e você nunca para de aprender, então estou ansioso para absorver mais conhecimento e colocar todos os meus esforços em benefício da equipe Mercedes”.

Wolff acrescentou: “Mick é um jovem piloto talentoso e estamos muito satisfeitos em tê-lo na equipe. Ele é um trabalhador esforçado, tem uma abordagem calma e metódica e ainda tem fome de aprender e melhorar como piloto.

 

“Todas essas são qualidades importantes e estamos entusiasmados por ele nos ajudar a desenvolver o W14. Também sabemos que, com dois anos de experiência em corridas, ele estará pronto para entrar no carro a curto prazo para substituir Lewis ou George, caso seja necessário”.

Schumacher perdeu seu lugar na Haas após uma difícil segunda temporada na F1, que o viu lutar para igualar o companheiro de equipe Kevin Magnussen em desempenho. Ele registrou um sexto lugar como melhor resultado na Áustria, um dos dois pontos conquistados durante a temporada, mas não foi o suficiente para salvar sua vaga, já que Haas se voltou para Nico Hulkenberg no próximo ano.

A Mercedes precisava de um novo piloto reserva depois de ver seus nomes existentes, Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne, ocuparem cargos em outros lugares em 2023. De Vries correrá em tempo integral na F1 pela AlphaTauri, enquanto Vandoorne se juntou à Aston Martin como seu piloto reserva.

 

Ferrari

Conforme revelado pelo Motorsport.com no final de agosto, a parceria de Schumacher e Ferrari, iniciada em 2019, estava definida para chegar ao que foi descrito como um “fim natural” após a temporada de 2022.

Em um comunicado divulgado pela Ferrari na manhã desta quinta, foi confirmado que a equipe e Schumacher "decidiram mutuamente não estender sua colaboração, depois de trabalharem juntos por quatro anos com Mick fazendo parte da Ferrari Driver Academy".

“Mick se juntou à família Ferrari por meio do programa de jovens pilotos em 2019 e, como piloto da FDA, competiu na Fórmula 2 por duas temporadas com a equipe Prema Racing”, dizia o comunicado da Ferrari.

"Ele venceu três corridas e garantiu o título do campeonato de 2020. No ano seguinte, estreou na Fórmula 1 com a Haas F1 Team. Correu pela equipe por dois anos, começando em 43 corridas e marcando 12 pontos, terminando em sexto nesta GP da Áustria do ano e 8º no GP da Inglaterra. Além disso, ele cobriu o papel de piloto reserva da Escuderia Ferrari para a temporada de Fórmula 1 de 2022.

"A Ferrari agradece a Mick por esses quatro anos e os muitos quilômetros percorridos juntos e deseja a ele tudo de bom para o futuro."

VÍDEO: Ricciardo será sombra para Pérez na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: 'era Verstappen' tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Os pilares da gestão de Vasseur na Ferrari
Próximo artigo Red Bull, AlphaTauri, Williams e mais: as opções da Honda para o retorno à F1 em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil