F1: Mercedes não terá DED nos treinos do GP de Portugal
Equipe testará carro sem polêmico dispositivo, visando próxima temporada
Uma das grandes polêmicas da temporada 2020 da F1 foi o sistema de direção de eixo duplo (DED), que apareceu pela primeira vez nos testes de pré-temporada, em Barcelona, e que altera o ângulo da ponta da roda dianteira quando o piloto empurra ou puxa o volante.
Ele não é usado em todas as voltas, mas tem sido útil para a Mercedes em certas circunstâncias nesta temporada, pois ajuda a colocar rapidamente o calor nos pneus, como no final dos períodos do safety car. A Mercedes é a única equipe a utilizá-lo e, para evitar uma corrida armamentista cara entre todas as equipes, a FIA já proibiu a novidade para o próximo ano.
A proibição forçará a Mercedes a fazer alterações em seu sistema de direção para 2021, e parece que a montadora alemã está fazendo um esforço inicial para entender as implicações das modificações.
Como nossa fotografia exclusiva mostra, o conjunto de direção com que a equipe construiu o carro é uma solução como a usada pela Mercedes em 2019. Ao fazer isso, a Mercedes abandonou temporariamente a capacidade de ajuste do piloto que o sistema de direção de eixo duplo geralmente oferece.
Mercedes AMG F1 W11 power steering DAS
Photo by: Giorgio Piola
O Motorsport.com apurou que ambos os carros da Mercedes vão rodar sem o DED nas sessões de treinos de sexta-feira. Entende-se que o objetivo do teste é auxiliar tanto a equipe quanto os pilotos a entender as implicações da remoção do dispositivo.
Ao reservar um tempo para avaliar isso agora, a equipe tem muito tempo para reagir a qualquer comportamento adverso que já não esperava.
Na quinta-feira, Lewis Hamilton elogiou o trabalho que a Mercedes fez ao trazer o DED para a F1 - e disse que a equipe iria encontrar outras soluções "geniais" no futuro.
“Claro, não estará no próximo ano, mas vamos encontrar outro, outro gênio vai aparecer com outra ótima maneira de levar a equipe adiante.”
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Neste fim de semana, a F1 visita Portimão, para o GP de Portugal. E em uma prova onde adaptação é essencial, a Mercedes e Hamilton podem respirar aliviados: o piloto ou a equipe venceram a edição inaugural das quatro últimas provas novas. Ele venceu em Mugello, Sochi e Austin. Já Rosberg venceu em Baku. Parece uma aposta certa não? Quer saber mais? Confira o ThePlayer.com e não perca nada!
Polêmica na Fórmula 1: confira o sistema de direção revolucionário da Mercedes 2020 em ação na pista
PODCAST: O mercado da F1 para 2021 e os 30 anos do bicampeonato de Senna
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.