F1: Mercedes reformula departamento técnico e traz James Allison de volta

Mike Eliott trocará papéis com antigo diretor técnico. Área de design também teve mudanças, segundo Toto Wolff

James Allison, Technical Director, Mercedes AMG

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

A Mercedes reformulou seu pessoal técnico, com as figuras-chave como James Allison e Mike Elliott trocando de função, segundo apurado pelo Motorsport.com.

A troca, que faz parte de uma série de mudanças que a equipe está fazendo para ajudá-la a retornar à frente do grid da Fórmula 1, fará com que Allison volte ao cargo de diretor técnico, enquanto Elliott assumirá o cargo de chefe do departamento técnico (CTO).

Leia também:

A mudança ousada, que ocorre 20 meses depois que Allison se mudou originalmente para o cargo de CTO, foi motivada pela conclusão de Elliott de que as habilidades que ele tinha não eram as mais adequadas para sua posição.

Com o time tendo feito um exame de consciência após um início difícil para a temporada de 2023, Elliott concordou com Allison que a equipe estaria mais bem definida se mudassem de papéis.

Falando sobre a mudança, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse ao Motorsport.com: “Isso foi muito impulsionado por Mike Elliott.

"Portanto, invertemos os papéis. Mike foi promovido a CTO, pois tem uma mente científica brilhante. E James Allison volta ao seu cargo de diretor técnico, reportando-se a Mike."

Embora a função anterior de Allison como CTO significasse que ele trabalhava apenas três dias por semana, Elliott estará comprometido em tempo integral.

Também é entendido que Allison manterá um nível de envolvimento no projeto da Americas Cup no qual ele estava trabalhando.

O espírito "gladiador" de Allison

Wolff explicou que Elliott acreditava que Allison era muito mais adequado para o papel de diretor técnico, onde há mais responsabilidade prática pelo carro, e seria vantajoso a ele se concentrar em desenvolvimentos técnicos organizacionais mais amplos que atendem a seus próprios pontos fortes.

Mike Elliott, Technical Director, Mercedes-AMG

Mike Elliott, Technical Director, Mercedes-AMG

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

“A avaliação de Mike, e a introspecção é realmente admirável, é que com James temos um gladiador em campo e as tropas vão passar pelo fogo por ele e com ele”, acrescentou Wolff.

"Mike chegou à conclusão de que a maneira como ele aborda as coisas, seu conjunto de habilidades, é melhor utilizado no desenvolvimento da organização daqui para frente: das capacidades técnicas às capacidades humanas e montar a estrutura que pode ser bem-sucedida por muitos anos.

"Trata-se de criar uma estrutura que pode ser bem-sucedida de forma sustentável para a próxima geração.

“Estamos vendo grandes mudanças nos desenvolvimentos técnicos, inteligência artificial e aprendizado de máquina. E, ao mesmo tempo, vendo como uma equipe moderna de Fórmula 1 será organizada e estruturada: que tipo de inovação pode ser trazida.

"Mike se vê muito em seu ponto ideal lá e obviamente ele é um engenheiro super capaz, muito credível e respeitado na organização. Ele vai ser um treinador e sparring para os mais velhos.

“E estou realmente muito feliz que Mike tenha tomado essa decisão sozinho para se colocar nesse papel, com ele e James chegando a essa conclusão, já que estamos tendo os dois em sua genialidade”.

Mudanças no escritório de design

Assim como as posições de troca de Allison e Elliott, a Mercedes também mudou os perfis de trabalho de seus projetistas seniores para adaptar melhor a equipe ao ambiente de limite orçamentário.

Wolff acrescentou: "John Owen, como diretor de design de carros, tinha um perfil de trabalho muito diferente sob o limite de gastos porque, além da parte criativa de projetar um carro, você tem uma tonelada de trabalho extra que vem com ele. O que aconteceu é que o designer-chefe se tornou um administrador de limites de custo.

"Então, dividimos a função. John permanece como o designer-chefe, mas mandamos [seu vice] Giacomo Tortora para se tornar o diretor de engenharia.

"Isso significa que John pode se concentrar nas especificidades do design do carro, e Giacomo cuida do escritório de design e do desenvolvimento organizacional."

Empurrar atualização

A Mercedes está atualmente trabalhando em uma série de atualizações para seu W14 que espera ajudá-la a diminuir a diferença para a Red Bull. As mudanças no carro devem incluir uma reformulação de seu conceito de sidepod.

Wolff disse que o retorno de Allison como diretor técnico faria com que a equipe continuasse com sua atual direção de desenvolvimento.

"Agora temos um caminho que acreditamos ser o certo", disse ele. "São apenas personalidades diferentes e uma estrutura administrativa diferente."

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com Leclerc no simulador, Ferrari analisa possíveis novidades para Baku e além
Próximo artigo ANÁLISE F1: O que o retorno do "gladiador" Allison fala sobre o presente e o futuro da Mercedes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil