F1 não está tão longe da competitividade da Indy, diz CEO da McLaren

Zak Brown acredita que em breve “sete ou oito pilotos” terão as mesmas chances de vitória em um fim de semana da F1

Zak Brown, CEO, McLaren Racing, in the team principals Press Conference

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O CEO da McLaren, Zak Brown, acredita que a Fórmula 1 está se aproximando do nível de convergência de desempenho da Indy entre suas equipes.

A IndyCar é conhecida por suas corridas acirradas e cheias de ação com carros construídos pela Dallara e com apenas dois fabricantes de motores diferentes.

Leia também:

Isso leva a corridas muito acirradas, com os seis primeiros colocados na classificação em vários circuitos mistos separados por três décimos ou menos.

Na estreia em 2023, em São Petersburgo, houve uma diferença de três décimos entre liderar a primeira fase de qualificação e ser totalmente eliminado na fase de grupos.

A F1 teve sessões de qualificação semelhantes em 2023, com o grid aproximado graças ao limite orçamentário e às equipes convergindo para designs aerodinâmicos semelhantes.

Mas embora a Indy tenha desfrutado de sete vencedores diferentes em quatro equipes, a competitividade tem sido diferente na F1, com a Red Bull vencendo 21 dos 22 GPs de 2023, enquanto Max Verstappen conquistou seu terceiro título mundial consecutivo.

De acordo com Brown, que possui equipes em ambas as categorias, a F1 não está a quilômetros de alcançar um nível de competitividade da Indy, à medida que os regulamentos técnicos atuais continuem em 2024 e 2025.

“Se você olhar as tabelas de tempos, mesmo essas equipes que estão em nono e 10º [na classificação] são uma ameaça para o Q3”, disse Brown.

“Para o campeonato, provavelmente será o mesmo elenco de personagens, mas acho que a F1 ficará mais competitiva.

Felix Rosenqvist, Arrow McLaren Chevrolet

Photo by: Jake Galstad / Motorsport Images

Felix Rosenqvist, Arrow McLaren Chevrolet

“Acho que será mais como a Indy, com muitos pilotos que podem vencer ao mesmo tempo e raramente alguém se distancia para o campeonato.

“Se Max tivesse escorregado em uma casca de banana, o campeonato pareceria um pouco diferente, sobre quantas pessoas subiram ao pódio, quantas pessoas terminaram em segundo.

“Estou antecipando essa aproximação e acho que será ótimo para o esporte, que não haverá esse nível de domínio e serão sete, oito pilotos que podem vencer em qualquer fim de semana.

"Isso será incrível para o esporte e acho que é para onde estamos indo."

Quando questionado sobre quanto tempo levará para que a vantagem da Red Bull seja eliminada, Brown alertou que ainda não se sabe quanto mais desempenho a equipe campeã mundial terá no bolso depois de poder mudar para o projeto do carro de 2024.

“Estamos aqui agora, a menos que Max e Red Bull continuem fazendo o que estão fazendo”, acrescentou.

“Todo mundo o pegou em algum momento durante um fim de semana, então não acho que alguém esteja muito longe.

“Mas, novamente, não sabemos quando a Red Bull parou [de se desenvolver]. E não acho que saberemos disso até o próximo ano se eles continuarem a correr duro, como o resto de nós, eles simplesmente não precisavam.

“Mas a Ferrari parece muito forte, a Mercedes aos sábados, tivemos nossos dias, a Aston [Martin] começou superforte; então acho que não estamos longe dessa convergência”.

Colaborou: Alex Kalinauckas

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #261 - Show de Casagrande, ascensão de Massa e o futuro da Stock

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Saiba a incrível história de como Ecclestone ajudou Newey após fratura de crânio do ‘mago’ da Red Bull na Croácia
Próximo artigo F1: Verstappen elege melhores e piores corridas de 2023; Singapura não está na lista

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil