Fórmula 1 GP do Canadá

F1 não vai manipular campeonato para conter Red Bull, diz CEO

Stefano Domenicali também vê campeonato de 2023 muito equilibrado, a partir da segunda posição

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, passes Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, for the lead

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, disse que seria uma “manipulação” injusta mudar as regras no meio da temporada para impedir que a Red Bull fugisse com o campeonato.

A Red Bull está em uma categoria própria até agora em 2023, com Max Verstappen e Sergio Pérez vencendo todas as corridas e já parecendo fora de alcance na classificação do campeonato.

Leia também:

A escala de sua vantagem deixou muitos antecipando que a Red Bull poderia ser definida para uma série histórica de vitórias em todas as corridas.

A falta de briga na frente, no entanto, gerou preocupações sobre a F1 ser um problema para os fãs, o que pode resultar em uma queda de audiência na televisão e no interesse dos fãs.

Domenicali aceita, do ponto de vista da empolgação, que seria melhor que houvesse uma luta muito mais acirrada pela vitória.

No entanto, ele está certo que seria errado para a F1 ou o órgão regulador, a FIA, se envolver em questões e impor quaisquer mudanças nas regras no meio da temporada para ajudar a conter a Red Bull.

Falando ao podcast F1 Beyond the Grid, e perguntado se ele havia pensado nisso, Domenicali disse: “Acho que não é justo dizer isso.

“Não é correto porque não podemos ser vistos como parte da manipulação. Isso não é correto, e isso não é justo. Não estou [imaginando] esse tipo de abordagem.”

Em vez de tentar engendrar mudanças nas regras para tornar as coisas mais emocionantes, Domenicali acha que a F1 é realmente melhor manter as coisas exatamente como estão, porque isso ajudará os rivais da Red Bull a diminuir a diferença.

“Acho que essa é a abordagem certa agora, também porque as regras foram alteradas não há muitos anos”, disse ele. “Portanto, isso acontecerá com certeza.”

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, on the grid

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, on the grid

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Ele acrescentou: “A F1 sempre foi um esporte em que houve ciclos, em que as equipes eram muito dominantes e outras entraram na equação.

“Então, eu diria que nossos objetivos devem ser – se você adotar essa abordagem estratégica – garantir que esses ciclos no futuro sejam mais curtos.”

Domenicali também enfatizou que não é o caso de não haver competição no grid da F1 este ano, porque atrás da Red Bull as coisas estão incrivelmente próximas.

“Acho que a diferença está entre uma equipe e as outras”, disse ele. “Precisamos considerar que eles [Red Bull] fizeram um trabalho incrível. É verdade que a diferença parece ser grande, mas precisamos ser prudentes, pois sabemos que na vida as coisas podem mudar muito rápido.

“Os outros estão muito, muito próximos. Se você olhar para as diferenças para as outras equipes, acho que eles fizeram um trabalho incrível, [e isso] precisa ser recompensado. Então, como eu disse, está claro que o objetivo do que queremos fazer é garantir que essas lacunas permaneçam as menores possíveis.

“Tenho certeza de que as outras equipes estão observando como podem acompanhar seu desenvolvimento no contexto do limite de orçamento.

“Será interessante ver se a curva de desenvolvimento da equipe que hoje lidera vai desacelerar porque, no final das contas, eles fizeram um trabalho melhor no curto prazo.”

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - Mercedes, Aston ou Ferrari: quem termina a F1 23 como 2ª força?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Quem pode se dar bem no GP do Canadá
Próximo artigo F1: Novo engenheiro no pitwall aponta para saída iminente de Mekies da Ferrari; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil