Fórmula 1 GP do Canadá

F1: Russell vê Verstappen "menos agressivo do que nunca" em 2023

Britânico entende que dominância da Red Bull na temporada permite este tipo de comportamento por parte do holandês

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, George Russell, Mercedes-AMG, 3rd position, talk in Parc Ferme

Max Verstappen está atualmente caminhando em direção ao terceiro título mundial consecutivo de Fórmula 1. Seus rivais de 2021, Lewis Hamilton, e 2022, Charles Leclerc não conseguiram repetir a pressão nesta temporada, o que vem exigindo 'menos' do piloto da Red Bull dentro da pista.

Leia também:

O holandês montou uma defesa agressiva contra Carlos Sainz no início do GP de Barcelona, mas isso não gerou nenhuma polêmica depois que Verstappen manteve o carro suficientemente dentro da pista e Sainz não apontou nenhum tipo de 'irregularidade' no movimento. 

Contudo, em Baku deste ano, o holandês surpreendeu ao se irritar bastante ao tocar com Russell no início da corrida sprint, chamando o britânico de "idiota" durante uma troca de 'farpas' após a prova. 

Tudo isso aconteceu uma temporada depois do bicampeão afirmar, no fim de 2022, que eles e outros pilotos da geração mais jovem da F1 "se entendem melhor" e sugerir que uma aparente falta de entendimento com Hamilton, provavelmente, contribuiu para seus repetidos confrontos na pista.

Motorsport.com questionou isso a Russell alguns dias antes do GP da Espanha, com a pergunta também sendo direcionada para o relacionamento do piloto com os outros jovens rivais de longa data no grid da F1.

“Acho que todos nos conhecemos muito bem”, respondeu Russell. “Conhecemos os estilos de direção um do outro, sabemos os riscos que cada um corre.  “Corri pela primeira vez contra Max e Charles e Esteban [Ocon] em 2011."

“Na verdade, eu corri contra esses caras antes de correr contra Alex [Albon] ou Lando [Norris], o que é um pouco interessante, considerando as diferenças de nacionalidade."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, collides with Lewis Hamilton, Mercedes W13

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, collides with Lewis Hamilton, Mercedes W13

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

“Mas, assim como Alex e Lando, [nós] crescemos no kart assistindo a outras corridas. Então, eu sempre assisti Alex correndo na categoria de idade acima ou Lando na categoria abaixo. Nós nos conhecemos e provavelmente isso contribui para a forma como corremos um contra o outro."

"Porém, quando você está lutando por um campeonato, luta de maneira um pouco diferente e agora Max está menos agressivo do que nunca, porque não está em uma posição em que precise ser agressivo."

"Ele pode perder uma posição e saber que vai recuperá-la mais tarde, considerando que provavelmente estamos em uma posição um pouco mais de 'faça ou morra' agora para obter aquela chance de vitória ao longo de uma temporada", finalizou.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Mercedes otimista com potencial para 2024: “linha de desenvolvimento bastante rica”
Próximo artigo F1: Wolff 'muda de lado' e defende FIA no caso de Steiner

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil