Análise

F1: 'Peça' da Mercedes para 2023 promete; saiba mais detalhes

Componente teria causado 'impressão errada' em 2022, mas o clima nas Flechas de Prata é de otimismo

Mercedes engine

A Mercedes terminou em terceiro lugar no campeonato de construtores da Fórmula 1 2022, atrás de Red Bull e Ferrari. O modelo W13 não brilhou, revelando-se um monoposto problemático devido a conceitos extremos e escolhas aerodinâmicas que não funcionaram, de modo que a impressão que ficou em relação à unidade de potência M13 E Performance também não foi boa. Entretanto, a realidade é um pouco diferente, conforme se vislumbrou principalmente no GP de São Paulo.

O editor recomenda:

Não à toa, na fábrica da Mercedes em Brixworth, onde são produzidos os motores, os funcionários estão convencidos de que têm uma unidade competitiva para 2023 e vão querer provar isso no próximo ano.

Mercedes W13: ecco la power unit 2022

Mercedes W13: ecco la power unit 2022

Photo by: Erik Junius

Os engenheiros chefiados por Haywel Thomas estão certos de que a unidade de potência de 2022 era certamente melhor do que parecia: na verdade, o monoposto de efeito solo, com seus zeropods, decepcionou devido à sua incapacidade de gerar carga aerodinâmica, não sendo capaz de andar na altura mínima que havia sido projetada no túnel de vento devido ao efeito nocivo do porpoising, o 'salto' que obrigou a Mercedes a aumentar a altura do carro, o que impactou no desempenho.

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Decorrente desse aspecto negativo, o alto arrasto gerado pelo W13, que impedia a Mercedes de alcançar velocidades máximas compatíveis com as da Red Bull. Em Brixworth, os funcionários estão, e continuam convencidos, de que a unidade de potência homologada no início de 2022 e congelada até 2025 é capaz de rivalizar, se não superar, a unidade Honda/Red Bull Powertrains que contribuiu para o bicampeonato do holandês Max Verstappen.

A crença é legítima: nos dois GPs em que a eficiência aerodinâmica pesou menos, nas pistas de elevada altitude como México (2.200 metros) e Brasil (mais de 700 metros), as Flechas de Prata brilharam: houve 'apenas' briga pela vitória no Hermanos Rodríguez, mas em Interlagos a dobradinha veio e compensou a equipe da High Performance Powertrains após uma temporada cheia de decepções.

George Russell festeggia la prima vittoria in F1 nel GP del Brasile con la Mercedes W13

George Russell festeggia la prima vittoria in F1 nel GP del Brasile con la Mercedes W13

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

A Mercedes evolui seu motor híbrido desde 2014 e sua arquitetura, ao longo do tempo, foi copiada pela Honda (no ano passado) e pela Renault (em 2022), mas não pela Ferrari, que se manteve fiel a um esquema mais tradicional.

De qualquer forma, é interessante mostrar como o mesmo conceito evoluiu ao longo do tempo, com refinamentos constantes envolvendo cada detalhe. Quanto ao carro das Flechas de Prata, o abandono da filosofia de design do W13 deve trazer a equipe de Brackley de volta à briga contra a Red Bull em 2023: o alemão Nico Rosberg, campeão mundial de F1 de 2016 com a Mercedes, já vê o time germânico como desafiante de Verstappen. Já a Ferrari, que trocou de comando, é incógnita.

Binotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA proíbe formalmente 'truque' em asa da Mercedes para 2023
Próximo artigo F1: Docusérie "Lucky" mostra Bernie Ecclestone como você nunca viu antes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil