FIA proíbe formalmente 'truque' em asa da Mercedes para 2023

Medida foi oficializada após Conselho Mundial de Automobilismo

Mercedes W13 front wing detail, Mexican GP

Foto de: Giorgio Piola

A FIA proibiu formalmente um truque na asa dianteira que a Mercedes considerou nesta temporada antes de ser avisada que poderia violar os regulamentos da Fórmula 1.

A Mercedes havia chegado ao GP dos Estados Unidos em Austin com um novo design de asa dianteira, mas o uso de separadores rapidamente chamou a atenção de seus rivais.

Leia também:

Os rivais sentiram que as novas variantes semelhantes às barbatanas carregavam muito mais intenção aerodinâmica em desviar o fluxo de ar do que as regras deveriam permitir.

Esses times suspeitavam que a forma como os separadores foram construídos ajudou a fornecer ganhos de desempenho importantes ao gerenciar melhor o fluxo de ar sobre o carro, em vez de estarem lá apenas para reforçar os elementos da asa.

A Mercedes argumentou, no entanto, que os regulamentos exigiam apenas que tais separadores fossem "principalmente" por razões mecânicas, estruturais ou de medição - portanto, qualquer benefício aerodinâmico secundário seria permitido.

A Mercedes nunca teve a intenção de usar a asa dianteira no GP dos Estados Unidos, pois não tinha um número suficiente de peças reservas ou para atender os dois pilotos.

No entanto, sua aparição no pitlane significava que, antes do GP do México da semana seguinte, havia uma oportunidade para os rivais fazerem lobby com a FIA para não permitir que o projeto fosse executado.

A FIA concordou devidamente que os dispositivos forneciam benefícios aerodinâmicos secundários, então os suportes tiveram que ser removidos antes que a asa fosse usada pela primeira vez no GP do México.

Em uma tentativa de evitar que as equipes tentem seguir o conceito de uma maneira diferente que contorne a solicitação ‘principal’ dos regulamentos, a FIA agora ajustou os regulamentos técnicos de 2023.

Um novo rascunho das regras que foi aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo desta semana exige que os suportes separadores de fendas devam agora fornecer uma conexão estrutural entre os perfis consecutivos, enquanto suas dimensões e proximidades de conexão também foram alteradas para reforçar a intenção original do órgão regulador.

A frase que explicava que seu propósito “principal” não era aerodinâmico também foi removida.

Mercedes never raced with the controversial separators on its front wing.

Mercedes never raced with the controversial separators on its front wing.

Photo by: Erik Junius

Binotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Contra ultrapassagens ‘fáceis’, FIA quer encurtar zonas de DRS em 2023
Próximo artigo F1: 'Peça' da Mercedes para 2023 promete; saiba mais detalhes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil