Fórmula 1 GP da Holanda

F1 - Perez explica punição: 'estava alagado e não pude frear'

Mexicano alega que aquaplanou durante sua entrada final nos pits e, com isso, excedeu o limite de velocidade no GP da Holanda

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, makes a pit stop

Sergio Perez perdeu o terceiro lugar no GP da Holanda de Fórmula 1. O piloto da Red Bull sofreu uma punição de cinco segundos por exceder o limites de velocidade nos pits, com isso, Pierre Gasly herdou essa colocação.

Perez se tornou um dos protagonistas da corrida ao parar na primeira volta para colocar pneus intermediários, quando caiu uma torrencial chuva sobre o circuito de Zandvoort. Com um rápido retorno, assumiu a liderança quando Max Verstappen parou para colocar pneus intermediários. O holandês voltou à ponta quando foi necessário colocar os pneus de pista seca.

A dobradinha da Red Bull parecia estabelecida, mas uma chuva intensa no final mudou tudo. Perez foi aos pits novamente para colocar pneus intermediários, mas não foram suficientes pela quantidade de água acumulada no traçado, que levou o mexicano a rodada na curva 1 do circuito, permitindo Fernando Alonso tomar o segundo lugar antes da bandeira vermelha causada pelo acidente de Guanyu Zhou.

No reinício, Perez permaneceu em terceiro, mas foi punido por cinco segundo por não respeitar a velocidade dos pits. A missão do mexicano foi abrir essa diferença para evitar a menor perda de posição possível.

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19, hace una parada en boxes

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19, hace una parada en boxes

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Com um forte ritmo, ele conseguiu abrir cinco segundos para Carlos Sainz, mas apenas pode abrir dois segundos para Pierre Gasly, perdendo o pódio para o francês. Perez explicou sobre a sua punição.

"Quando entrei nos pits, estava inundada a entrada e o carro aquaplanou. Não poderia frear. Acabei tocando o muro e tive excesso de velocidade", declarou o mexicano à FOX Sports México.

O mexicano também falou sobre a parada no início da corrida, que o colocou na liderança. "Vi que começava a chover muito forte e decidi parar. A equipe estava pronta e fizeram um excelente trabalho e nos deu a liderança. Esperava mais chuva, começamos a cuidar do pneu intermediário para que, quando chegasse a chuva, nós poderíamos ficar na pista, mas ela nunca chegou. Mudamos para slick e a chuva veio no final", apontou.

Checo também indicou que as condições na parte final da corrida não era para pneus intermediários e isso foi demonstrado por sua saída de pista. "Colocamos intermediários, mas começou a chover mais forte. Eu pensava que a corrida acabaria ali, pois as condições mudaram muito rápido. Chegando na curva 1, passei em uma poça e perdi o controle. Pude controlar o carro e consegui continuar", finalizou.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Chocado com corrida, Gasly dedica pódio para a equipe
Próximo artigo F1: "Tinha ritmo para desafiar Verstappen", afirma Hamilton

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil