F1: Pérez largará do pitlane no GP do Catar após Red Bull "construir um terceiro carro"

Mexicano foi vítima do acidente envolvendo Ocon e Hulkenberg na sprint do sábado

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Andy Hone / Motorsport Images

O mexicano Sergio Pérez largará do pitlane no GP do Catar de Fórmula 1 deste domingo, após a direção de prova determinar que a Red Bull violou o regulamento ao basicamente construir um terceiro carro para o piloto disputar a prova deste domingo.

Pérez bandonou na volta 10, de 19, da sprint do sábado em Losail como vítima do acidente envolvendo Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, confirmando o tricampeonato de Max Verstappen antes mesmo do fim da prova.

Leia também:

Enquanto Ocon passava Hulk por fora, ele não conseguiu ver o carro de Pérez no lado direito, sem deixar espaço para a Haas. Isso levou a um sanduíche triplo que levou Ocon e Pérez para a brita. Todos os pilotos foram investigados sem nenhuma punição.

Pérez agora é obrigado a iniciar o GP no pitlane depois de exceder o número prescrito de componentes da unidade de potência, pegando um quinto motor de combustão interna, turboalimentador, MGU-H e MGU-K, além de um quarto pacote eletrônico de controle como parte dos reparos.

Um precedente recente para isso foi estabelecido por Logan Sargeant no Japão. Após incidente no Q1 em Suzuka, a Williams também violou a regra do selo da FIA de duas horas e construiu um chassi além da célula de sobrevivência.

A Williams então instalou peças com especificações diferentes daquelas usadas na qualificação. Dada a mudança nas especificações, Sargeant foi obrigado a iniciar a corrida no pitlane.

Como resultado, de acordo com a FIA: “Como a largada do pit lane já é imposta para a modificação de peças, uma penalidade adicional por ter um terceiro chassi disponível era apropriada.

“Os comissários recomendam que esta questão seja discutida novamente no Comitê Consultivo Esportivo.”

Como a largada no pitlane já era obrigatória, Sargeant também recebeu uma penalidade de 10s.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após problemas com pneus, FIA impõe stints máximos de 18 voltas no GP do Catar e muda estratégia para a corrida
Próximo artigo F1: Stroll se reconcilia com membro empurrado; equipe tenta barrar assunto com imprensa

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil