Relato do treino livre

F1: Pérez lidera TL2 para o GP dos Estados Unidos marcado por 'disputa' entre Hamilton e Verstappen

Cena inusitada entre os dois candidatos na luta pelo título chamou a atenção nas redes sociais

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Mark Sutton / Motorsport Images

A Fórmula 1 teve uma sexta-feira animada em Austin, por motivos inusitados. Em um segundo treino livre liderado por Sergio Pérez, chamou a atenção a cena da 'disputa agressiva' entre Lewis Hamilton e Max Verstappen nos minutos iniciais da sessão, com o holandês mostrando o dedo do meio para o rival na luta pelo título.

Lando Norris foi o segundo colocado, enquanto Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo completaram o top 5. Sem conseguir uma volta limpa nas simulações de classificação, Max Verstappen foi apenas o oitavo.-

Leia também:

No primeiro treino livre, realizado mais cedo nesta sexta, a Mercedes mostrou sua força, fazendo uma dobradinha com Bottas terminando dois décimos à frente de Hamilton, enquanto Verstappen foi o terceiro, mas a 0s9 do tempo do finlandês.

Agora com casa cheia e com temperaturas mais altas que as do TL1, os pilotos foram à pista assim que foi iniciada a regressiva de 60 minutos para a segunda sessão da sexta-feira. E o começo do TL2 foi movimentado, com os quatro pilotos de Mercedes e Red Bull separados por apenas 0s036 após as primeiras voltas.

E o TL2 trouxe o que deve ser a imagem da sexta-feira ou até mesmo do fim de semana: Hamilton e Verstappen em uma disputa intensa na última curva e na chegada à reta principal, com o holandês não ficando nada feliz com o acontecido.

 
 

Passados os 15 primeiros minutos da sessão, a batalha dos pneus médios teve um começo melhor para a Red Bull. Pérez liderava com 01min35s716, 0s048 à frente de Bottas, com Verstappen em terceiro, 0s108 atrás e Hamilton em quarto, a 0s203 do tempo do mexicano. Norris completava os cinco primeiros.

Na metade do TL2, com as simulações de classificação em andamento, a tabela tinha uma ordem diferente do tradicional. Pérez liderava, com 01min34s946, ainda mais alto que o 01min34s874 de Bottas no TL1. Norris era o segundo a 0s257, enquanto Hamilton era o terceiro, a 0s364, Bottas o quarto a 0s414 e Ricciardo o quinto.

Oitavo, Verstappen não estava feliz com a equipe pelo rádio, criticando o fato de ter sido liberado dos boxes no meio do tráfego, impedindo a realização de sua volta rápida.

A 15 minutos do fim, os pilotos partiam para as simulações de corrida, com tanque cheio e tempos mais altos. Neste momento, o top 5 se mantinha o mesmo, sem ninguém conseguir melhorar seu tempo.

Próximo do fim, mais um susto para Alonso, que perdeu o controle do carro e bateu apenas de leve na barreira de proteção, graças à brita, que reduziu sua velocidade.

No final, Sergio Pérez terminou na frente, com 01min34s946, mas sem ser o mais rápido do dia, sem superar a marca de Valtteri Bottas no TL1. Lando Norris, em uma boa exibição, foi o segundo com a McLaren, enquanto Lewis Hamilton, Bottas e Daniel Ricciardo completaram os cinco primeiros.

Fechando o top 10: Lance Stroll, Charles Leclerc, Max Verstappen, Carlos Sainz e Antonio Giovinazzi.

A Fórmula 1 retorna à pista de Austin no sábado para o terceiro e último treino livre para o GP dos Estados Unidos. A sessão acontece a partir das 15h, com transmissão do Bandsports. E já anote aí: amanhã, assim que acabar a classificação, tem Q4 ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. Não perca!

Veja resultados do TL2:

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 24 1'34.946     209.032
2 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 20 1'35.203 0.257 0.257 208.468
3 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 22 1'35.310 0.364 0.107 208.234
4 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 24 1'35.360 0.414 0.050 208.125
5 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 21 1'35.457 0.511 0.097 207.913
6 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 25 1'35.561 0.615 0.104 207.687
7 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 23 1'35.572 0.626 0.011 207.663
8 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 23 1'35.824 0.878 0.252 207.117
9 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 24 1'35.919 0.973 0.095 206.912
10 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 26 1'36.138 1.192 0.219 206.440
11 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 23 1'36.158 1.212 0.020 206.397
12 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 25 1'36.242 1.296 0.084 206.217
13 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 18 1'36.376 1.430 0.134 205.930
14 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 25 1'36.558 1.612 0.182 205.542
15 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 30 1'36.718 1.772 0.160 205.202
16 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 24 1'36.983 2.037 0.265 204.642
17 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 24 1'37.041 2.095 0.058 204.519
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 26 1'37.254 2.308 0.213 204.071
19 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 21 1'37.490 2.544 0.236 203.577
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 23 1'38.026 3.080 0.536 202.464

F1 AO VIVO - POLÊMICA nos EUA: 'TRUQUE' da Mercedes nas retas INCENDEIA paddock; veja debate dos TLs

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - TELEMETRIA: Mercedes tem a vantagem nos EUA? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior SEXTA-LIVRE: A 'disputa' Hamilton x Verstappen e tudo sobre a sexta em Austin
Próximo artigo F1: Verstappen xinga Hamilton de "estúpido" e "idiota" após treta em Austin

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil