F1: Pirelli diz que porpoising teria sido pior com geração anterior de pneus

Mario Isola, chefe de operações da Pirelli, não vê os pneus atuais como um fator que influencia fenômeno

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Lewis Hamilton, Mercedes W12

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A nova geração de carros da Fórmula 1, com efeito solo, criou dor de cabeça para algumas equipes devido ao porpoising, com a Mercedes em particular sofrendo mais que as demais. Mas, segundo a Pirelli, a situação teria sido ainda pior caso os pneus de 13 polegadas tivessem sido mantidos para este ano.

Além das características de aerodinâmica causaram o porpoising, a situação é piorada pelo fato dos carros terem assoalhos bem mais rígidos. E apesar dos novos modelos de pneus, com menos parede lateral, a Pirelli acredita que eles não influenciam no fenômeno.

Leia também:

Na verdade, Mario Isola, chefe de operações da Pirelli na F1, acredita que, se os pneus do ano passado ainda estivessem em jogo, os carros quicariam ainda mais, devido ao movimento extra de rolamento.

"Não acho que seja uma questão de pneus 18 ou 13 polegadas", disse ao Motorsport.com. "Esse é um efeito que vem dos carros. Mas, obviamente, com o rolamento maior dos de 13 polegadas, o efeito poderia ser ainda maior".

"Agora os carros são mais rígidos, os pneus são mais rígidos, e isso é algo que as equipes precisam resolver. Não acho que os 18 polegadas tornam o efeito pior. Na verdade, acho que é o oposto".

Pirelli tires

Pirelli tires

Photo by: Erik Junius

A FIA está se mexendo para ajudar as equipes a lidarem melhor com isso a longo prazo, podendo mudar as regras para 2023. Uma polêmica diretiva técnica lançada às vésperas do GP do Canadá, a Federação diz que busca explorar melhor modos de controle.

As opções para isso incluem aumentar a altura das bordas do assoalho, redução da plataforma do assoalho e a eliminação por completo da asa de borda. Os engenheiros das equipes acreditam que a situação pode melhorar se as equipes tiverem mais opções em termos de ferramentas de suspensão, como o retorno dos amortecedores de massa.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Mansell reencontra Williams do título na F1 e Ferrari de 1989 no Festival de Goodwood
Próximo artigo F1: Os dez pilotos que mais disputaram corridas antes do primeiro título

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil