Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1: Pouco afetada pelo porpoising, McLaren acredita que equipes resolverão problema rapidamente

Apesar de ter mostrado o carro mais 'estável' nos testes de Barcelona, time de Woking não crê em grande vantagem pro ano todo

Lando Norris, McLaren MCL36

A McLaren acredita que serão necessárias apenas cinco ou seis corridas para que as equipes da Fórmula 1 estejam totalmente no topo do porpoising que enfrentaram nos testes. As escuderias foram pegas de surpresa no primeiro teste de pré-temporada em Barcelona com a maneira como os novos carros de efeito solo 'quicavam' nas retas.

Esse fenômeno já havia sido experimentado no início da década de 1980, com as mesmas diretrizes aerodinâmicas.

Leia também:

O ciclo é acionado em alta velocidade quando os carros são empurrados para baixo em direção à pista pelo aumento das cargas aerodinâmicas na reta, antes que o fluxo de ar pare e, em seguida, o carro suba novamente à medida que o downforce é perdido.

A McLaren foi a equipe que menos sofreu com o problema, pois foi sugerido que seu design avançado de assoalho ajudava a minimizar as chances do fluxo de ar parar quando o carro é empurrado para baixo perto da superfície da pista.

O diretor técnico da equipe, James Key, acha que resolver o porpoising é uma combinação de configuração e conceito aerodinâmico – e ele calcula que não demorará muito para que todos entendam o que é necessário para manter a situação sob controle.

"Acho que há vários fatores envolvidos nisso e provavelmente é uma combinação dos dois [configuração e aerodinâmica]", disse ele. "Certamente, o que descobrimos é que você pode ter uma série de coisas que o causam."

"Tenho certeza de que é algo que todo mundo vai conseguir [resolver]. Foi relevante por ser muito visível, mas em última análise, haverá soluções entre a configuração e o desenvolvimento aerodinâmico, onde você descobrirá como gerenciá-lo."

"Eu não imagino que ainda seja um ponto de discussão após as primeiras cinco ou seis corridas."

Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Photo by: Erik Junius

Tem sido sugerido que as equipes que estão à frente em relação ao problema podem ter uma vantagem de desempenho no início da temporada.

Key está cauteloso, porém, que haverá muita diferenço no momento em que a temporada começar, pois todos estarão descobrindo rapidamente onde estão os limites.

"Suponho que se você não estiver sofrendo com isso dramaticamente, possa talvez ter um pouco mais de flexibilidade", disse ele. "Há alguns vídeos de carros realmente saltando. Acho que a Ferrari era um, por exemplo, enquanto no primeiro dia parecia ser a mais estável. Então, eu acho que todo mundo está encontrando o lugar certo para estar no momento."

"Se é uma vantagem ou não, acho que isso afetará até onde você pode levar sua configuração ou seu desenvolvimento aerodinâmico", concluiu.

Mercedes tem PENA de Verstappen, Hamilton CRITICA Max e título de 2021 é posto na conta de DIRIGENTE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Avião que levaria carros e peças da Haas para o Bahrein quebra na Turquia
Próximo artigo F1: Gasly revela 'tempo' para voltar a Red Bull e próximos passos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros