
Análise técnica de Giorgio Piola
F1: Qual é o segredo por trás do sistema de direção da Mercedes?
Mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola desvenda as minúcias do chamado DED

Nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 em 2020, a Mercedes surpreendeu o mundo e chocou as equipes rivais ao apresentar o sistema de direção de eixos duplos (DED), mais uma inovação impactante da hexacampeã de construtores.
O novo sistema das Flechas de Prata altera a cambagem das rodas conforme o piloto empurra ou puxa o volante, de modo a gerar mais aderência nas curvas e menos arrasto aerodinâmico nas retas.
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Na tentativa de entender o funcionamento do DED, muitos pensaram sobre como a Mercedes desenvolveu a tecnologia. Agora, as indicações são de que o DED é apenas uma extensão de algo que a Mercedes já estava fazendo.
Ao que tudo indica, a equipe possui um sistema que permite ajustar o ângulo das rodas para curva de um circuito. Isto é conseguido através de uma engenhosa combinação de geometria da suspensão, o que também prolonga a vida útil dos pneus.
Ferrari também tem sua solução

Ferrari SF1000 front suspension
Photo by: Giorgio Piola
Embora a Mercedes tenha sido pioneira, acredita-se que a Ferrari também tenha sua própria versão, tendo-a instalada ao lado do que parece ser um conjunto de direção mais complicado. Isso foi aplicado em 2019 e aperfeiçoado para 2020.
Isso permite à Ferrari a possibilidade de fazer um DED também, mas a Red Bull promete protestar contra qualquer equipe que se utilizar da tecnologia. Além disso, o desenvolvimento é complexo e é preciso verificar se vale a pena.
Entende-se também que o sistema já estava empregado na Mercedes W10. O DED é simplesmente outra peça do quebra-cabeça, permitindo que o carro corra com ângulos ainda mais agressivos e, em seguida, volte ao normal para as retas.
Isso oferece benefícios no desempenho nas curvas e também oferece um aumento na velocidade da linha reta, pois não apenas resulta em menos desgaste do pneu, mas também realinha o pneu para alterar a turbulência que ele cria.
O DED é um exemplo brilhante de como uma equipe pode continuar demonstrando engenhosidade, mesmo durante um período de regulamentos relativamente estáveis na categoria máxima do automobilismo.
DED e cia: relembre as inovações tecnológicas mais importantes da história da F1
Efeito solo

Foto de: LAT Images
Motor turbo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Chassi de fibra de carbono

Foto de: LAT Images
Suspensão ativa

Foto de: LAT Images
Câmbio no volante

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pedal extra de freio como controle de tração

Foto de: LAT Images
Amortecedor de massa

Foto de: LAT Images
Difusor duplo

Foto de: Sutton Motorsport Images
Duto F

Foto de: Sutton Motorsport Images
Difusor soprado

Foto de: Sutton Motorsport Images
Sistemas híbridos

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Mercedes |
Autor | Giorgio Piola |