Últimas notícias

F1: Raikkonen e Stroll punidos em Ímola; Russell e Bottas escapam de gancho

Decisões dos comissários foram anunciadas horas após o final da etapa em Ímola

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41, Esteban Ocon, Alpine A521

A corrida não acaba nem na bandeira quadriculada. Duas investigações divulgadas pelos comissários após o fim do GP da Emilia Romagna mudaram os resultados da segunda etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Enquanto Lance Stroll perdeu uma posição, Kimi Raikkonen perdeu os pontos conquistados neste domingo em Ímola.

Leia também:

A punição de Raikkonen se deu por uma quebra no regulamento cometida pelo piloto da Alfa Romeo antes da relargada, próximo do fim da paralisação por conta do acidente entre George Russell e Valtteri Bottas.

Confira abaixo o resultado final do GP da Emilia Romagna:

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo Pits Abandono Pontos
1 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 63 2:02'34.598     2   25
2 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 63 2:02'56.598 22.000 22.000 4   19
3 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 63 2:02'58.300 23.702 1.702 2   15
4 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 63 2:03'00.177 25.579 1.877 2   12
5 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 63 2:03'01.634 27.036 1.457 2   10
6 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 63 2:03'25.818 51.220 24.184 2   8
7 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 63 2:03'27.416 52.818 1.598 4   4
8 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 63 2:03'31.507 56.909 4.091 3   6
9 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 63 2:03'40.302 1'05.704 8.795 5   1
10 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 63 2:03'41.159 1'06.561 0.857 3    
11 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 63 2:03'41.749 1'07.151 0.590 2    
12 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 63 2:03'47.782 1'13.184 6.033 3    
13 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 63 2:04'09.371 1'34.773 21.589 3   2
14 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 62 2:02'46.823 1 Lap 1 Lap 4    
15 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 61 2:01'19.044 2 Laps 1 Lap 6    
16 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 61 2:02'36.636 2 Laps 1'17.592 4    
17 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 61 2:03'44.864 2 Laps 1'08.228 4    
  77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 30 50'58.945 33 Laps 31 Laps 1 Colisão  
  63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 30 50'59.447 33 Laps 0.502 1 Colisão  
  6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 0         Colisão  

"Na volta antes da relargada, Raikkonen rodou na curva três. O Artigo 42.6 indica que o piloto pode buscar novamente sua posição, desde que faça isso antes da primeira linha do safety car. Em um primeiro momento, a equipe o instruiu a fazer isso, mas depois o mandou manter a posição".

Segundo os comissários, esse artigo 42.6 afirma que, caso o piloto não consiga retomar sua posição, ele precisa entrar no pit lane e retomar a corrida apenas depois que todo o grid passar pela saída dos boxes e outro artigo, 42.12, determina que em largadas em movimento, nenhum piloto pode ultrapassar outro após o safety car apagar suas luzes.

O relatório ainda apontou que Raikkonen ultrapassou os carros entre as curvas 13 e 14, sendo que as luzes do safety car haviam apagado na curva dez.

Por isso, o finlandês foi punido com 30 segundos adicionados ao seu tempo, caindo para fora da zona de pontuação e promovendo Fernando Alonso para a décima posição. Com isso, o espanhol pontua pela primeira vez em seu retorno à F1.

Já Lance Stroll perdeu uma posição em seu resultado original, caindo de sétimo para oitavo. Os comissários julgaram que o canadense quebrou o regulamento ao ultrapassar a AlphaTauri de Pierre Gasly, tendo cinco segundos adicionados ao seu tempo.

Segundo a nota divulgada, Stroll saiu da pista na chicane da Tamburello enquanto tentava ultrapassar Gasly, ganhando uma "vantagem duradoura" ao fazer isso. Com a punição, Stroll perde a sétima posição para o próprio piloto da AlphaTauri.

Na terceira investigação feita pelos comissários neste domingo, tanto Russell quanto Bottas escaparam de punições após o acidente que levou à paralisação da corrida.

Segundo os comissários, Bottas "manteve sua trajetória durante o incidente no lado direito, de pista seca, deixando espaço para um carro passar todo o tempo". Já quando Russell tentou passar, "o espaço entre eles e o lado direito da pista reduziu", levando ao choque.

"Em nenhum momento os carros se mexeram de modo errático. A pista não parecia tão molhada na curva um, mas no ponto de aproximação máxima, o lado direito dos pneus de Russel atingiu um ponto particularmente molhado e o carro perdeu o controle".

PÓDIO: CAOS em Ímola! TRETA de Bottas e Russell, 'TRAPALHADA' de Hamilton e tudo do GP

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #098 – TELEMETRIA: A verdade sobre motor Honda e tudo sobre o GP da F1 em Ímola

 

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton e Verstappen separados por apenas um ponto: confira a classificação do Mundial após o GP em Ímola
Próximo artigo F1: Bottas diz que Russell criou "uma teoria e tanto" sobre batida em Ímola

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros