F1: Red Bull é avisada pela FIA que comemoração de Verstappen com burnout "não será tolerada novamente"

Diretor de corridas Michael Masi afirma que celebrações devem seguir à risca o regulamento, que inclui segurança do piloto, integridade do carro e cerimônia do pódio

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, crosses the line to win the race

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

A Red Bull foi avisada pela FIA de que uma repetição da comemoração da vitória de Max Verstappen, quando ele fez um burnout ao receber a bandeira quadriculada no GP da Estíria de Fórmula 1, não será tolerada novamente.

O holandês liderou de ponta a ponta a corrida, que também largou na pole position, e conquistou uma vitória que ampliou sua liderança no mundial de pilotos da F1, além de consolidar a equipe no topo dos construtores.

Leia também:

Enquanto ele festejava sua vitória ao longo do circuito, diminuiu a velocidade ao lado de sua equipe do no pitwall e então fez uma burnout - deixando marcas de pneu no circuito enquanto acelerava.

Embora os pilotos possam comemorar após as corridas - como os donuts que alguns já fizeram - a localização que Verstappen escolheu não deixou o diretor de corridas Michael Masi muito contente.

Por estar tão perto da linha de chegada, Max se colocou próximo aos carros que chegavam naquela parte em alta velocidade - o que trazia risco de um acidente se algo desse errado.

Após a corrida, Masi deixou claro que ficou instantaneamente insatisfeito com o que o holandês fez e avisou a Red Bull que tal coisa não deve acontecer novamente.

Questionado se o assunto foi analisado pelo controle de corrida, ele disse: “Sim, fui, assim que aconteceu. Não era uma situação ideal, por isso falei com a equipe imediatamente e disse-lhes que é algo que não seria tolerado no futuro.”

O Artigo 43.3 dos Regulamentos Esportivos da F1 é claro que quaisquer celebrações pós-corrida que os pilotos façam devem estar dentro dos limites estritos.

A regra diz que a comemoração do vencedor deve ser:

a) Realizada com segurança e sem colocar em risco outros pilotos ou oficiais.

b) Não ponha em causa a integridade do seu carro.

c) Não atrase a cerimônia do pódio

F1 AO VIVO: Verstappen DOMINA o GP DA ESTÍRIA, com Hamilton em um DISTANTE segundo | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bottas: "Pit stop cedo foi para aproveitar erro da Red Bull com Pérez"
Próximo artigo F1: Gasly mostra frustração por corrida que não durou "mais de uma curva"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil