F1: Red Bull não garante confiabilidade 'em dia' para GP da Arábia Saudita

Paul Monaghan, engenheiro-chefe diz que somente durante a corrida a equipe saberá se o problema que afetou Max Verstappen no sábado foi corrigido

Red Bull Racing RB19 detail

Foto de: Jon Noble

A Red Bull pode gostar de ter o carro mais rápido e consistente no início da temporada 2023 da  Fórmula 1, mas todos os alarmes dispararam sobre a confiabilidade de sua mecânica neste fim de semana na visita da categoria ao circuito de Jeddah Corniche.

Leia também:

Embora já houvesse suspeitas de alguns problemas menores durante o Bahrein, com a equipe até substituindo as caixas de câmbio dos dois carros em Jeddah, a falha na transmissão que deixou Verstappen fora da classificação no sábado, no início do Q2, confirmou que a equipe de Milton Keynes não é 100% confiável.

E o que mais pode preocupar na corrida que terá lugar esta noite na Arábia Saudita é que a Red Bull não garante a fiabilidade dos seus carros para o dia, com Sergio Pérez a largando da pole position e Verstappen do 15º lugar.

"Está tudo resolvido para hoje? Acho que saberemos às 22h, honestamente", disse Paul Monaghan, engenheiro chefe da equipe, referindo-se à hora local em que o GP termina, quando perguntado se eles tinham chegado ao fundo do problema de Verstappen.

"É um teste muito público, mas nós temos um a cada duas semanas e passamos ou reprovamos. O de ontem foi inesperado. Então você se levanta, limpa o pó, pesquisa o melhor que pode, a curto prazo, ou seja, 24 horas. E hoje seremos julgados."

"Temos um pouco de tempo para a Austrália (a próxima corrida), então o que quer que tenhamos que fazer, em algumas semanas podemos, e depois há sempre Baku. Quanto isso vai mudar? Acho que isso ainda está sendo deliberado. Mas sim, ontem foi satisfatório em uma metade da garagem e profundamente decepcionante na outra metade."

O problema do RB19 de Pérez solucionado

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB19

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Pérez havia mencionado após o treino de sexta-feira que sofreu um problema mecânico que o impediu de tirar o máximo proveito de seu carro, embora o mexicano não quisesse entrar em detalhes sobre o ocorrido.

Monaghan, ainda sem explicar o que aconteceu, pelo menos confirmou que o problema no carro já tinha sido corrigido.

"Sim, nós sabemos como era. Cometemos alguns erros ao longo do caminho e depois nos recuperamos. Na sexta-feira de manhã, tivemos uma intuição do que havíamos feito. Portanto, tínhamos um plano para sexta-feira à noite. Os rapazes seguiram em frente e fizeram um trabalho brilhante. E agora está absolutamente tudo bem", disse ele.

Pérez foi perguntado na coletiva de imprensa pós-classificação de sábado se a confiabilidade era uma preocupação antes da corrida.

"Há sempre preocupações em torno da confiabilidade, especialmente neste lugar, onde é muito fácil danificar carros. Mas espero que não", concluiu ele.

Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: O que Verstappen precisa para se recuperar no GP da Arábia Saudita
Próximo artigo F1 - Q4: Pérez passeia, Verstappen é segundo e segue líder; debate

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil