Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: Relatório financeiro da Mercedes revela R$2,4 bi de gastos em 2020

Mesmo sendo o último ano sem a obrigatoriedade do teto orçamentário, a equipe alemã aumentou seu quadro de funcionários

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, 3rd position, performs some celebratory donuts at the end of the race

No último final de semana, a Mercedes revelou seu relatório financeiro de 2020, e as operações da Fórmula 1 mostram que a equipe gastou 324,9 milhões de libras (aproximadamente R$2,4 bilhões) para conquistar a sétima dobradinha consecutiva de títulos.

O número representa uma pequena queda em relação aos 333,2 milhões de libras (R$2,46 bilhões) em 2019, refletindo tanto um calendário mais curto quanto o objetivo da equipe para reduzir os gastos.

Leia também:

Apesar dos números dos gastos da manchete incluírem muitos itens que não entram no novo teto orçamentário da F1, mesmo assim indica o quanto que a equipe teve que se reestruturar para cumprir o limite deste ano. O teto de 2021 foi fixado em 145 milhões de dólares (R$760 milhões).

Os números indicam também que a equipe superou a temporada afetada pela Covid-19 em uma surpreendente boa forma financeira, com seu faturamento caindo ligeiramente, de 363,6 milhões de libras para 355,5 (de R$2,687 bilhões para R$2,627).

A pequena discrepância mostra que a Mercedes foi atingida pela queda geral de renda na F1 assim como seus rivais, mas, mesmo assim, gerou uma renda significativa oriunda de patrocínios.

Após a aplicação de impostos, a equipe registrou um lucro de 13,6 milhões de libras, (R$100 milhões) uma pequena redução em comparação aos 14,7 de 2019 (R$108 milhões).

Os números referem-se apenas aos custos de funcionamento da equipe de corrida de Brackley, e incluem uma taxa fixa de R$96 milhões paga à divisão de Brixworth pelo uso de motores, a mesma quantia paga pelas equipes clientes das unidades de potência da Mercedes.

Apesar da chegada iminente do teto orçamentário para 2021, o número de funcionários em Brackley cresceu em 2020, de 968 em 2018 e 1016 em 2019 para um recorde de 1063 em 2020. Isso inclui um extra de 34 pessoas acrescentadas nas áreas de design e engenharia.

No relatório deste ano, Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse: "Em 2021, a equipe seguirá trabalhando para desenvolver sua sustentabilidade financeira, auxiliada pela entrega de máxima competitividade sob o novo regulamento financeiro ao diversificar e alavancar a capacidade da equipe através da divisão de Ciências Aplicadas".

Mercedes W12 in the garage

Mercedes W12 in the garage

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

A Mercedes está realizando diversos projetos fora de suas operações de F1, incluindo programas de ciclismo e da America's Cup, importante campeonato de vela em parceria com a INEOS, que adquiriu um terço da equipe em dezembro. A transação dessa compra de ações segue em andamento.

Sobre o contínuo impacto da Covid-19, Wolff disse: "Graças à variedade de fontes de renda ao longo do ano, a companhia conseguiu manter seus lucros além de cumprir todas as suas obrigações financeiras".

"Uma abordagem prudente seguirá sendo utilizada com relação a possíveis impactos nos negócios e planos de contingência são revisados regularmente para mitigar os efeitos do vírus nos negócios".

"Sendo da área de alta tecnologia, a equipe pode adaptar-se competitiva e comercialmente às mudanças em seu ambiente de operações, e seguirá investindo em sua capacidade e cultura para garantir sucesso a médio e longo prazo dentro e fora das pistas".

A Mercedes também deixou claro que seu programa na F1 segue criando um impacto positivo na empresa como um todo.

A empresa destacou: "Em paralelo ao sucesso da equipe em temporadas recentes, a marca Mercedes teve um aumento em seu valor, de 31,9 bilhões de dólares em 2013 para 49,3 bilhões em 2020 (R$166,7 bilhões para R$257,6), com a F1 tendo uma importante contribuição ao status da marca como a oitava mais valiosa do mundo".

A equipe destacou também que, ao longo da temporada 2020, recebeu 19,2 da cobertura de televisão, uma queda em relação aos 23,6% de 2019, e gerou um Valor Equivalente de Publicidade de 5,8 bilhões de dólares (R$30 bilhões) para seus parceiros comerciais).

F1 2021: HAMILTON bate VERSTAPPEN em disputa na Espanha; Cacá Bueno e Rico Penteado analisam | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado

 

Artigo anterior F1: Red Bull "precisa desesperadamente" de Pérez na luta com Mercedes
Próximo artigo F1: Ferrari já está "90, 95%" focada no desenvolvimento do carro de 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros