F1: Ricciardo teve GP comprometido por erro que o forçou a conservar combustível desde a largada

GP ruim 'coroou' fim de semana complicado para o australiano da McLaren

F1: Ricciardo teve GP comprometido por erro que o forçou a conservar combustível desde a largada

Daniel Ricciardo disse que teve sua prova comprometida no GP do Catar de Fórmula 1 devido a um erro de sistema, que o alertou desde a largada a conservar combustível. Com isso, o australiano acredita que estava perdendo cerca de dois segundos por volta na primeira metade da corrida.

O piloto da McLaren teve um fim de semana difícil, se classificando apenas em 14º no sábado, e qualquer chance de recuperação foi comprometida pela sua equipe pedindo que ele fosse bem conservador no começo da prova.

Leia também:

Mais tarde na corrida, ele recebeu a autorização de pisar no acelerador, mas já estava muito longe do top 10, terminando apenas em 12º.

"Logo após a largada tive que começar a conservar combustível. E eu comecei a fazer o que, pra mim, já era muito, mas parecia não ser suficiente. Então Tom [Stallard, seu engenheiro] dizia: 'Você precisa fazer mais, mais. Não é suficiente e bla bla bla'".

"Chegou um ponto em que acho que estava perdendo dois segundos por volta para economizar. E, com isso, os freios resfriavam, os pneus perdiam temperatura e eu perdia aderência também, então era uma espiral pra baixo".

"Então estive conservando combustível por metade da prova, e isso nos tirou do jogo. Nunca tive que conservar tanto e tão cedo. Tirava o pé em todas as curvas e nunca era suficiente. E não sei o que aconteceu com o sistema, ou se eles tiveram uma outra leitura, mas Tom me disse de repente para acelerar".

"E eu disse: 'Espera, não preciso mais conservar?'. E ele me disse para acelerar, o que me deixou confuso. Foi claramente um erro no sistema e é uma pena porque, quando eu pude acelerar, senti que estava tirando bons tempos. Mas ficamos a mercê de um erro hoje com essa leitura".

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

A vida de Ricciardo já estava complicada ao perder algumas posições na largada, devido à dificuldade em achar um ponto de referência para frear na primeira curva.

"A saída mesmo não foi ruim, mas Charles [Leclerc] e Lance [Stroll] estavam juntos e eu meio que no meio, então não consegui ver a curva um. Obviamente, quando se está mais atrás é difícil ver adiante, então você procura as marcas de frenagem, para ter uma referência".

"E não podia vê-los. Então eu meio que fiquei até o máximo possível e aí tirei o pé. No final, tirei cedo demais e várias pessoas por fora tiveram uma saída melhor. Acho que não estava em boa posição. Mas sim, não sei o que poderia ter feito mais naquele momento, mas analisarei".

"Vou olhar para o copo meio cheio e dizer que pelo menos isso não aconteceu em uma disputa pelo pódio, porque isso seria muito doloroso. Mas definitivamente nos tirou da luta pelo pódio".

F1 AO VIVO: HAMILTON vs VERSTAPPEN e tudo do GP do CATAR; assista análise, com Sérgio Sette Câmara

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #146: Hamilton teve a maior exibição da carreira no Brasil?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Verstappen pode ser campeão no GP da Arábia Saudita; confira matemática do título
Artigo anterior

F1: Verstappen pode ser campeão no GP da Arábia Saudita; confira matemática do título

Próximo artigo

Massa autografa miniatura de papelão da Williams de 2017 feita por fã do piloto

Massa autografa miniatura de papelão da Williams de 2017 feita por fã do piloto
Carregar comentários