Fórmula 1 GP da Holanda

F1: Sainz escancara problema da Ferrari na Holanda e Mercedes se anima com ritmo de corrida

Espanhol vê possibilidade de eliminação antes do Q3 no quali deste sábado, enquanto Russell exalta ritmo mesmo após ter sido 'ofuscado' por Hamilton; saiba

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

O fim de semana do GP da Holanda de Fórmula 1 começou mal para a Ferrari: apesar de boas expectativas para Zandvoort, o time de Maranello teve como melhor resultado nos dois treinos livres desta sexta-feira o frustrante 11º lugar de Charles Leclerc na segunda sessão prática. 

Companheiro do monegasco, o espanhol Carlos Sainz foi 16º e escancarou os problemas da Scuderia ao dizer que a equipe italiana corre o risco de ficar de fora do Q3 na classificação deste sábado em função do pobre desempenho do modelo SF-23 em pistas de alto downforce.

O editor recomenda:

O piloto da Espanha e da Ferrari disse à F1TV: "Infelizmente, não parecemos muito competitivos. Vamos precisar encontrar algum tempo de volta, algum downforce, algum equilíbrio, porque hoje (sexta) foi um dia difícil para a equipe".

"Acho que vimos algo semelhante na Hungria, onde há maior downforce, mas, por algum motivo, não pegamos tínhamos tanto downforce quanto os outros quando usamos asas traseiras maiores", seguiu Sainz.

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"Temos que fazer a lição de casa para entender por que sofremos mais do que os outros. Se quisermos lutar por um top 3 [na classificação] e no domingo, precisamos de um salto muito grande no desempenho."

Sainz alertou para o fato de que pode novamente ficar de fora do Q3. Ele disse: "Há uma margem para melhorar, mas quando você olha para a Hungria, nós estávamos lutando para entrar no Q3. Pode ser algo semelhante agora, especialmente com a competitividade do pelotão."

Mercedes não brilhou na sexta-feira, mas está otimista

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, George Russell, Mercedes F1 W14

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Ainda que a marca alemão não tenha liderado qualquer sessão no primeiro dia de atividades nos Países Baixos, o britânico Lewis Hamilton foi terceiro no primeiro treino e confirmou a consistência na performance ao ficar em quarto no 'TL2'.

Seu companheiro e compatriota George Russell, por outro lado, teve uma sexta mais difícil, terminando em 11º e 14º nos TLs 1 e 2, respectivamente. De todo modo, as posições 'modestas' não tiram a empolgação do jovem inglês, que destaca o bom ritmo de corrida observado no dia 1.

"O ritmo de corrida parecia forte e há muito potencial para a classificação também, mesmo que eu não tenha ficado nas primeiras posições hoje. Definitivamente essa foi uma das nossas melhores sextas-feiras e estou otimista para o resto do fim de semana”, afirmou o companheiro de Hamilton.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários e previsão do tempo para o sábado de classificação para o GP da Holanda
Próximo artigo F1: Verstappen lidera TL3 para GP da Holanda com chuva e três bandeiras vermelhas; Lawson é 18º em estreia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil