F1: "Se Verstappen não estivesse na pista, o GP do Bahrein teria sido interessante", diz Marko

Consultor da Red Bull acredita também que, caso a Red Bull domine o GP da Arábia Saudita deste fim de semana, equipe estará em boa posição no campeonato

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing

Red Bull Content Pool

Feliz com o domínio da Red Bull e de Max Verstappen no GP do Bahrein, o consultor da equipe, Helmut Marko, espera a etapa da Arábia Saudita para confirmar o posicionamento do time austríaco na temporada 2024 da Fórmula 1.

Ele também está animado com o conceito do RB20 se provando e a boa corrida de Sergio Pérez. Confira a entrevista com o Motorsport.com.

Leia também:

Max disse depois da corrida que foi melhor que o esperado...

Concordo. Depois dos testes, pensamos que tínhamos um conjunto muito forte mas, depois, na quinta e na sexta [do GP] tivemos dificuldades. O vento acalmou [no domingo] e isso nos ajudou muito. Na corrida, os pontos fortes do nosso carro, o gerenciamento de pneus e tudo mais vieram à tona, e Max estava no seu patamar de sempre.

As condições foram o fator principal ou é porque a Red Bull sempre vai melhor nas corridas do que na classificação?

Nosso carro está mais forte na corrida, mas não encontramos o equilíbrio que queríamos na quinta e na sexta. O vento foi o principal fator, mas também as temperaturas muito baixas da pista: são temperaturas que nunca encontramos em todos esses anos aqui. Mas adaptamos modificando um pouco as configurações e tudo funcionou muito bem.

Diz-se que o Bahrein é uma pista única com seu asfalto abrasivo. O que isso significa para o próximo GP? Alguns acham que Max pode vencer todas as 24 do ano...

Seria bom, mas não mostramos que não conseguiríamos ano passado. Ainda estamos muito longe disso neste momento, e vencer os dois campeonatos continua a ser o nosso objetivo. Nós levamos as coisas passo a passo. Jeddah é um circuito completamente diferente, com curvas muito rápidas. Por isso, se dominarmos lá como fizemos aqui, poderemos manter otimismo para o futuro.

Você disse que era arriscado mudar conceitos. Após duas semanas, o principal é: tudo funciona como esperado no simulador e no túnel de vento?

Sim e, na realidade, o resfriamento pode ser um problema com este novo conceito. Mas não tivemos problemas, mesmo quando Checo ficou um tempo preso no trânsito. Então podemos dizer agora que sim, nosso conceito funciona.

Paul Monaghan, engenheiro-chefe, disse que a Red Bull mudou seu conceito para ter mais opções de desenvolvimento. O que podemos esperar?

Quando você tem um novo conceito, obviamente os níveis que você atinge com os desenvolvimentos podem ser maiores que o normal. Então espero que Paul Monaghan esteja certo!

Uma palavra sobre Checo: ele fez o que você esperava dele, principalmente para prorrogar o contrato?

Sim, foi uma corrida boa para ele. Não devemos esquecer que ele ficou preso atrás das Mercedes e das Ferraris por um tempo. Assim que pôde andar livre, fez tempos competitivos. Ele tem Max como companheiro de equipe, então não ser destruído por Max já é uma grande conquista.

Você está surpreso que a competição não pareça ter melhorado tanto em relação ao ano passado?

Acho que as outras equipes deram um passo à frente, e devo dizer que a diferença entre Mercedes, Ferrari, Aston Martin e McLaren está muito menor que o no ano passado. Uma é um pouco melhor na qualificação, a outra na configuração de corrida. Uma é melhor com pneus macios, outra com os duros. Se Max não estivesse ali, a corrida teria sido interessante".

GUERRA! JOS Verstappen DISPARA CONTRA HORNER: "Vai EXPLODIR" a Red Bull

O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Berger crava futuro de Horner, Marko, Newey e Verstappen
Próximo artigo F1: Jos Verstappen não estará presente no GP da Arábia Saudita

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil