F1: Verstappen é pole com Russell em segundo em treino caótico e chuvoso marcado por batida forte de Norris em Spa
Sessão que definiu o grid de largada foi marcada pela chuva em Spa-Francorchamps; saiba como foi

A Fórmula 1 teve uma classificação caótica em Spa Francorchamps neste sábado, marcado pela forte chuva e a batida de Lando Norris, que interrompeu a sessão por cerca de 40 minutos. No final, a pole position para a 12ª etapa da temporada 2021 ficou com Max Verstappen, tendo um surpreendente George Russell ao seu lado.
O treino
No Q1, primeira parte da sessão qualificatória da F1, houve um pequeno atraso na bandeira verde por causa da forte precipitação que caiu sobre o circuito de Spa-Francorchamps antes da classificação.
Assim, o drama inicial de pilotos e equipes foi escolher entre pneus para chuva extrema ou intermediária. Este último foi o mais eficiente e o mais rápido foi Norris, destaque da equipe McLaren.
Logo depois, apareceram Verstappen e Hamilton. De todo modo, os destaques vieram da Williams: o britânico George Russell avançou ao Q2 em quinto e o canadense Nicholas Latifi 'passou de fase' em décimo, apesar de ter rodado no começo do treino.
Os eliminados foram o italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, o alemão Mick Schumacher, da Haas, o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, e o russo Nikita Mazepin, da Haas.
Q2
Na segunda parte do treino classificatório, a tensão ficou por conta dos meteorologistas, já que havia expectativa de mais chuva forte em Spa-Francorchamps. Assim, a briga pela ida ao Q3 se estendeu até o último instante, com Norris liderando novamente. Hamilton avançou em segundo, mas só confirmou um bom tempo de volta na última tentativa, já com o cronômetro zerado.
Os eliminados foram o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, Latifi, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, seu compatriota Fernando Alonso, da Alpine, e o canadense Lance Stroll, da Aston Martin.
Q3
No intervalo entre o Q2 e a parte final da qualificação, a precipitação aumentou e os pilotos voltaram a usar os pneus de chuva extrema. Entretanto, o aguaceiro foi grande demais, algo também agravado pela falta de visibilidade em Spa-Francorchamps. A 'vítima' da vez foi Norris, que bateu forte na saída da Eau Rouge. Assim, a sessão foi interrompida para limpeza da pista belga.
A sessão ficou interrompida por cerca de 40 minutos, sendo posteriormente retomada para a definição do grid de largada, com a pista ainda muito molhada. E os pilotos saíram com estratégias distintas. As duplas da Red Bull e da Mercedes, além de Gasly, saíram de intermediários, enquanto os demais colocaram os de chuva pesada.
Mesmo com condições melhores, era visível o quanto os pilotos sofriam com a pista molhada, escorregando ao longo de toda a volta.
No final, Verstappen ficou com a pole, com um surpreendente Russell em segundo e Hamilton em terceiro.
A Fórmula 1 volta à pista de Spa-Francorchamps no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2021. A largada está marcada para 10h, horário de Brasília, com transmissão da Band. E assim que acabar a prova, tem Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube com uma análise completa da etapa. Não perca!
Grid de largada do GP da Bélgica
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Red Bull | Honda | 1'59.765 | 210.532 | |||
2 | 63 | Williams | Mercedes | 2'00.086 | 0.321 | 209.969 | ||
3 | 44 | Mercedes | Mercedes | 2'00.099 | 0.334 | 209.946 | ||
4 | 3 | McLaren | Mercedes | 2'00.864 | 1.099 | 208.617 | ||
5 | 5 | Aston Martin | Mercedes | 2'00.935 | 1.170 | 208.495 | ||
6 | 10 | AlphaTauri | Honda | 2'01.164 | 1.399 | 208.101 | ||
7 | 11 | Red Bull | Honda | 2'02.112 | 2.347 | 206.485 | ||
8 | 31 | Alpine | Renault | 2'03.513 | 3.748 | 204.143 | ||
9 | 4 | McLaren | Mercedes | |||||
10 | 16 | Ferrari | Ferrari | 1'57.721 | 214.187 | |||
11 | 6 | Williams | Mercedes | 1'58.056 | 213.579 | |||
12 | 55 | Ferrari | Ferrari | 1'58.137 | 213.433 | |||
13 | 77 | Mercedes | Mercedes | 2'02.502 | 2.737 | 205.828 | ||
14 | 14 | Alpine | Renault | 1'58.205 | 213.310 | |||
15 | 99 | Alfa Romeo | Ferrari | 2'02.306 | 2.541 | 206.158 | ||
16 | 22 | AlphaTauri | Honda | 2'02.413 | 2.648 | 205.978 | ||
17 | 47 | Haas | Ferrari | 2'03.973 | 4.208 | 203.386 | ||
18 | 7 | Alfa Romeo | Ferrari | 2'04.452 | 4.687 | 202.603 | ||
19 | 9 | Haas | Ferrari | 2'04.939 | 5.174 | 201.813 | ||
20 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 1'58.231 | 213.263 |
F1 AO VIVO: Assista ao debate sobre o treino de classificação para o GP da Bélgica
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2020 da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.