F1 - Verstappen: Sem mudanças nas regras, rivais alcançarão Red Bull
Atual bicampeão da categoria crê que naturalmente equipes rivais devam alcançar seu time. George Russell concorda com tese
Max Verstappen acredita que deixar os regulamentos técnicos inalterados por um período mais longo dará às equipes de Fórmula 1 a melhor chance de alcançar a Red Bull.
A equipe austríaca vem dominando a era dos carros com efeito de solo de 2022 e deve manter isso pelo segundo ano consecutivo com uma vantagem ainda maior sobre seus rivais Ferrari, Mercedes e Aston Martin.
Assim como nas eras de domínio anteriores, como a sequência da Mercedes no início da era turbo-híbrida, os críticos sugeriram que a supremacia da Red Bull é ruim para a F1, assim como ela está tentando capitalizar seu recente ‘boom’ de popularidade.
De acordo com Verstappen, que é o favorito para vencer o terceiro campeonato mundial consecutivo, deixar os regulamentos técnicos sem alterações é o que permitirá que os rivais alcancem e acabem com o domínio da Red Bull.
“Sempre vimos isso na Fórmula 1, não é nada novo”, disse Verstappen antes do GP da Espanha deste fim de semana.
"Acho que quanto mais você deixar os regulamentos iguais, mais as pessoas se aproximarão. Então, talvez isso seja algo que precisamos examinar.
"Mas você tem um ano ímpar ou talvez dois anos em que há duas equipes lutando, talvez uma terceira equipe, mas no geral, quando você olha para os anos 80, 90, 2000 e início de 2010 até 2020, foi o domínio puro de certas equipes."
Ele acrescentou: "Apenas mantenha os regulamentos iguais por um longo período. Porque se você continuar ajustando as coisas, uma equipe em particular sempre encontrará algo um pouco melhor do que as outras e então leva um pouco de tempo para todos se aproximarem.”
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
Photo by: Erik Junius
George Russell, da Mercedes, que se juntou à equipe de Brackley no final de sua série de oito campeonatos de construtores consecutivos, acrescentou: “Concordo com o que Max disse, sempre houve equipes dominantes na F1.
“E não sei como chegamos a um lugar onde você pode ter vários pilotos e equipes lutando pelo campeonato, porque acho que seria o melhor para o esporte para todos nós.
"Os fãs adorariam, mas obviamente nem sempre você consegue o que sonha."
De acordo com Russell, o novo sistema de restrição de testes aerodinâmicos da F1, que dá às equipes menos tempo de CFD e de túnel de vento quanto mais alto eles terminam no campeonato, ainda não teve um impacto perceptível na hierarquia.
"Estamos apenas há alguns anos no regulamento aerodinâmico e no sistema de handicap, mas não mudou nada drasticamente para cima e para baixo na ordem", explicou Russell.
“Talvez a única equipe que você pode argumentar seja a Aston Martin, mas acho que provavelmente é por meio da união de alguns engenheiros para ajudar a seguir na direção certa.
"Você poderia dar o quádruplo da quantidade de tempo no túnel de vento para a equipe na parte inferior sobre a que está no topo e a que está no topo provavelmente ainda sairia na liderança."
Confira a programação do GP da Espanha, sétima etapa da temporada 2023 e que contará com a presença das etapas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a agenda dos programas ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.
Fórmula 1 |
Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Sexta-feira | 08h30 | Bandsports |
Treino Livre 2 | Sexta-feira | 12h | Bandsports |
Treino Livre 3 | Sábado | 07h30 | Bandsports |
Classificação | Sábado | 11h | Band / Bandsports, e em Band.com.br |
Corrida | Domingo | 10h | Band, e em Band.com.br |
Fórmula 2 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre | Sexta-feira | 06h05 | Bandsports |
Classificação | Sexta-feira | 10h55 | Bandsports |
Corrida 1 | Sábado | 09h15 | Bandsports |
Corrida 2 | Domingo | 06h25 | Bandsports |
Fórmula 3 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre | Sexta-feira | 04h55 | Bandsports |
Classificação | Sexta-feira | 10h | Bandsports |
Corrida 1 | Sábado | 05h30 | Bandsports |
Corrida 2 | Domingo | 04h55 | Bandsports |
Programas no YouTube do Motorsport.com |
Dia | Horário | |
TELEMETRIA | Quarta-feira | 15h | |
DIRETO DO PADDOCK | Quinta-feira | 16h | |
SEXTA-LIVRE | Sexta-feira | Após o TL2 | |
Q4 | Sábado | Após a classificação | |
PÓDIO | Domingo | Após a corrida | |
RETA FINAL | Segunda-feira | 19h |
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.