Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: Verstappen 'toma' pole de Sainz para GP do Azerbaijão no quali caótico de Baku; Bortoleto é 13°

Liam Lawson fechou o top 3 para largada da corrida em Baku; largada é às 8h (Brasília), com transmissão da Band e cobertura do Motorsport via site e YouTube

O treino de classificação para o GP do Azerbaijão, 17ª de 24 etapas da Fórmula 1 2025, foi 'insano'! No fim das contas, quem ficou com a pole foi o holandês Max Verstappen, tetracampeão com a Red Bull. Na primeira fila, uma grande surpresa: o espanhol Carlos Sainz, da Williams. Líder do ano, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, bateu no Q3, largando em nono. Entretanto, seu companheiro e rival Lando Norris, da Inglaterra, não aproveitou e é o sétimo. Gabriel Bortoleto, por sua vez, foi o 13º com a Sauber.

Leia também:

Q1

A dupla da Sauber foi a primeira a deixar os boxes, assim como Alexander Albon. Importante lembrar que Gabriel Bortoleto já havia explicado o quão difícil é encontrar o momento perfeito de deixar a garagem para fazer uma boa volta.

Charles Leclerc fez a volta mais rápida, cravando 1min41s982, com Max Verstappen conseguindo completar sua volta de 1min42s210 segundos antes da bandeira vermelha ser acionada por conta da batida de Albon. Lando Norris era o terceiro, com 1min42s407, enquanto Oscar Piastri precisou abortar sua volta.

 

Andrea Kimi Antonelli foi anotado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por não diminuir a velocidade durante a bandeira amarela dupla. O piloto foi avisado por seu engenheiro do incidente e justificou que "não viu" o aviso.

Com a bandeira verde, apenas alguns pilotos conseguiram completar uma volta antes de mais uma bandeira vermelha causada por Nico Hulkenberg. O alemão acertou o muro e quebrou a asa, conseguindo voltar para os boxes para checar se havia mais algum problema.

Bortoleto também foi anotado por ter infringido regras da bandeira amarela, mas o incidente não gerou nenhuma investigação.

Com a pista reaberta, todos os pilotos voltaram para tentarem melhorar suas voltas. Antonelli era o único sem ter marcado nenhuma volta, isso porque suas duas foram deletadas por conta das bandeiras vermelhas.

Norris cravou o melhor tempo, 1min41s322, apenas 0s009 à frente de Verstappen. Leclerc fechou o top 3. Pierre Gasly e Colapinto bateram muito próximos em uma das agulhas do traçado, permitindo que Bortoleto terminasse o Q1 em 13°.

 

Eliminados: Albon, Gasly, Ocon, Hulkenberg e Colapinto.

Q2

Logo nos primeiros minutos do Q2, Isack Hadjar passou reto na curva 4 e causou uma rápida bandeira amarela, mas conseguiu retornar sem grandes problemas. Na sequência, foi a vez de Oliver Bearman parar no meio da reta antes da Curva 3, com a suspensão quebrada.

 

Norris e Piastri foram os primeiros a fecharem voltas na casa de 1min41s, mas rapidamente Russell e Antonelli se colocaram entre as duas McLarens. Enquanto Leclerc teve sua volta deletada, já que acabou escapando em uma das agulhas.

Bortoleto, por sua vez, informou o engenheiro que estava muito difícil de conseguir alcançar a temperatura ideal nos pneus para melhorar sua volta. O brasileiro era apenas 12°, atrás de Stroll.

Leclerc conseguiu encaixar uma boa volta nos últimos minutos da sessão, subindo para quarto e 'empurrando' Hamilton para zona de eliminação. O britânico tentou revidar, mas terminou apenas em 12°.

Eliminados: Bearman, Stroll, Bortoleto, Hamilton e Alonso.

Q3

Para a última sessão, apenas Lawson e Hadjar apostaram em pneus macios, enquanto restante do grid optou por fazer voltas de médios. Uma rápida bandeira amarela foi causada por Russell, mas o piloto conseguiu dar ré e voltar para a pista.

Isso fez com que Verstappen acionasse o rádio para avisar que a pista estava "muito escorregadia" e poderia ser a chuva que começava a tomar o traçado lentamente. Poucos segundos depois, Leclerc bateu na Curva 15, causando a primeira bandeira vermelha do Q3, com a chuva ganhando força.

Com a chuva diminuindo, os carros voltaram para a pista, Norris, Piastri e Sainz optaram por trocar os pneus por macios novos.

A segunda bandeira vermelha foi causada por Piastri, que bateu na curva 3, acabando com sua classificação. A sessão ficou parada por pouco mais de dez minutos para a retirada do carro #81.

No fim, Verstappen foi o mais rápido, com Sainz em segundo e Liam Lawson surpreendendo em terceiro. Norris foi apenas o sétimo, com Piastri em nono.

Tabela do grid após Ocon ser desclassificado do quali:

1 Max Verstappen Red Bull Honda 1:41.117 GAP
2 Carlos Sainz Williams Mercedes 1:41.595 +0.478
3 Liam Lawson Racing Bulls Honda 1:41.707 +0.590
4 Kimi Antonelli Mercedes 1:41.717 +0.600
5 George Russell Mercedes 1:42.070 +0.953
6 Yuki Tsunoda Red Bull Honda 1:42.143 +1.026
7 Lando Norris McLaren Mercedes 1:42.239 +1.122
8 Isack Hadjar Racing Bulls Honda 1:42.372 +1.255
9 Oscar Piastri McLaren Mercedes
10 Charles Leclerc Ferrari
11 Fernando Alonso Aston Martin Mercedes 1:41.857 +0.740
12 Lewis Hamilton Ferrari 1:42.183 +1.066
13 Gabriel Bortoleto Sauber Ferrari 1:42.277 +1.160
14 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 1:43.061 +1.944
15 Oliver Bearman Haas Ferrari
16 Franco Colapinto Alpine Renault 1:42.779 +1.662
17 Nico Hulkenberg Sauber Ferrari 1:42.916 +1.799
PITLANE Esteban Ocon Haas Ferrari 1:43.004 +1.887
18 Pierre Gasly Alpine Renault 1:43.139 +2.022
19 Alex Albon Williams Mercedes 1:43.778 +2.661

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior VÍDEO F1: Piastri bate na reta final do Q3 no quali do Azerbaijão
Próximo artigo Q4 AO VIVO: Acompanhe debate sobre o caótico treino classificatório do GP do Azerbaijão de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros