F1: Vettel tem opções de continuar ligado à F1 em 2023; entenda
O presidente da GPDA, Alex Wurz, garantiu que aguardam que Sebastian Vettel decida seu futuro para estudar caso continue como diretor da associação
Alexander Wurz é o atual presidente da GPDA [Associação de Pilotos de GP], e deixou a Fórmula 1 no final de 2007 após 69 corridas disputadas nas quais conquistou três pódios com três equipes diferentes: Benetton, McLaren e Williams...Ele chegou a essa posição depois de sete anos fora da categoria e sua principal função é dirigir o corpo que defende os interesses dos pilotos em todos os momentos.
Ao lado dele está Sebastian Vettel, que ocupa o cargo de diretor da associação, assim como George Russell. O alemão é uma das vozes mais importantes da mais alta categoria do automobilismo e, embora tenha se aposentado depois de conquistar quatro títulos mundiais em uma década e meia, ainda pode prolongar sua permanência.
O austríaco explicou que ainda não decidiu o que fará com o alemão, apesar de a maioria do grid querer que ele continue: "Vamos decidir o papel de Vettel na primeira metade da temporada, porque todos queríamos dar tempo para pensar se o trabalho com o GPDA se encaixa em seu futuro".
O presidente da associação também revelou ao PlanetF1 que se o tetracampeão mundial deixar o cargo, a decisão sobre seu sucessor seria tomada no fim de semana do GP do Azerbaijão, no último mês de abril. Enquanto isso, a britânica da Mercedes e a advogada escolhida como primeira dirigente do sindicato em 2021, Anastasia Fowle, será quem comandará as operações da organização dos pilotos.
Por seu lado, Sebastian Vettel não se pronunciou, e aproveita os primeiros meses livre das corridas. O alemão se limitou a competir na Corrida dos Campeões, na Suécia, com Mick Schumacher para formar a equipa alemã, embora as vitórias, tanto a par como individualmente, tenham escapado por pouco.
“Acho que Seb [Vettel] poderia facilmente assumir o cargo de presidente da GPDA, mas ele tem o mesmo potencial para liderar qualquer outra organização”, disse Alex Wurz. "Se Sebastian prestar atenção suficiente às coisas, ele pode fazer um ótimo trabalho em qualquer lugar."
Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate
Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.