F1: Zandvoort testa 'cascalho falso' para GP da Holanda
Ideia é diminuir número de detrimentos na pista e evitar grande quantidade de bandeiras vermelhas durante a corrida
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Como mostram as imagens exclusivas do Motorsport.com, a ideia do cascalho falso foi incorporada na curva 12, na segunda parte da chicane Hans Ernst, para o GP da Holanda de Fórmula 1, impulsionado por problemas no ano passado, de carros que deslizavam pela zebra e levavam brita para o circuito - o que provocou bandeiras vermelhas nas corridas de apoio.
Ansiosos por evitar saída para o asfalto, os organizadores da corrida criaram uma área especial de um metro de largura que corre atrás da borda da curva 12, onde o cascalho foi revestido com um material similar a resina. Isso faz com que pareça cascalho, mas na verdade é totalmente sólido.
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Zandvoort gravel trap
Photo by: Jon Noble
Isso significa que se os pilotos entrarem um pouco largo na curva, não perturbarão as pedras, por isso deve ajudar a reduzir drasticamente qualquer cascalho puxado à linha de corrida que poderia provocar a necessidade de uma bandeira vermelha.
A natureza lisa e irregular desta área também significa que oferecerá uma aderência mínima, para que os pilotos não tentem abusar dela e cheguem perto demais do cascalho original. Por trás do 'pedregulho falso' vai estar o cascalho normal que reduzirá a velocidade de qualquer carro que saia da linha.
O diretor esportivo do GP da Holanda, Jan Lammers, considerou que a solução de Zadvoort era algo que poderia ser adaptado em outros circuitos se o resultado se provar ser um sucesso desta vez.
"Para evitar que o cascalho vá para pista, fizeram o primeiro metro parecer cascalho, mas na realidade é um pouco como asfalto", disse durante um evento preliminar com o patrocinador principal, a Heineken, na quarta-feira.
"Você realmente não pode usar isso: é muito escorregadio e acidentado para os carros. Mas, pelo menos evita detritos na pista, então é um bom desenvolvimento para os outros circuitos."
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Zandvoort gravel trap
Photo by: Jon Noble
Desde o início, os chefes do GP da Holanda estão ansiosos para manter as tradicionais armadilhas de cascalho no circuito, em vez de substituí-las por áreas de asfalto.
Lando Norris, da McLaren, disse na quarta-feira que o desafio de Zandvoort foi aumentado para pilotos sabendo que não havia margem para erro.
“A única coisa boa aqui, que eu acho que muitos pilotos gostam, é que não há run-off”, disse ele. “É cascalho e depois uma barreira.
“Também odiamos isso, porque você não quer estar no cascalho e não quer estar na barreira, mas ao mesmo tempo cabe ao piloto correr mais riscos: e quem quiser dar um maior risco de ir mais rápido e ganhar tempo de volta pode fazê-lo.
“Então, algo assim também é o que torna a pista agradável e a torna mais uma pista para um piloto que pode correr mais riscos.”
O CEO da F1, Stefano Domenicali, acreditava que as armadilhas de cascalho eram algo que o esporte precisava manter – porque ajudavam a definir melhor os limites da pista.
“Eu compartilho o que Lando diz”, disse ele. “Você vê o que aconteceu em Spa na curva 1. Antes era tudo asfalto e todos na primeira curva estavam fora [e alargavam]. Isso não é realmente o que eu pessoalmente gosto.
“Existe um limite em certas pistas onde há a barreira e você vai com calma, caso contrário você bate. O cascalho também é um limite, então não há sequer uma discussão sobre os limites da pista para julgar se você está dentro ou fora.”
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Max Verstappen goes through Turn 12 at least year's Dutch GP, when the gravel trap extended to the kerbs.
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
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