Recomendado para você

MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato

MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato
F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda

F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda
F1: Stroll prolonga estadia no Brasil e corre no Kartódromo Granja Viana

F1: Stroll prolonga estadia no Brasil e corre no Kartódromo Granja Viana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Stroll prolonga estadia no Brasil e corre no Kartódromo Granja Viana
EXCLUSIVO: Bortoleto rebate críticos, detalha ajuda crucial de Verstappen na F1 e opina sobre disputa na McLaren

EXCLUSIVO: Bortoleto rebate críticos, detalha ajuda crucial de Verstappen na F1 e opina sobre disputa na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
EXCLUSIVO: Bortoleto rebate críticos, detalha ajuda crucial de Verstappen na F1 e opina sobre disputa na McLaren
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Zandvoort testa 'cascalho falso' para GP da Holanda

Ideia é diminuir número de detrimentos na pista e evitar grande quantidade de bandeiras vermelhas durante a corrida

Zandvoort gravel trap

Como mostram as imagens exclusivas do Motorsport.com, a ideia do cascalho falso foi incorporada na curva 12, na segunda parte da chicane Hans Ernst, para o GP da Holanda de Fórmula 1, impulsionado por problemas no ano passado, de carros que deslizavam pela zebra e levavam brita para o circuito - o que provocou bandeiras vermelhas nas corridas de apoio. 

Ansiosos por evitar saída para o asfalto, os organizadores da corrida criaram uma área especial de um metro de largura que corre atrás da borda da curva 12, onde o cascalho foi revestido com um material similar a resina. Isso faz com que pareça cascalho, mas na verdade é totalmente sólido.

Zandvoort gravel trap

Zandvoort gravel trap

Photo by: Jon Noble

Isso significa que se os pilotos entrarem um pouco largo na curva, não perturbarão as pedras, por isso deve ajudar a reduzir drasticamente qualquer cascalho puxado à linha de corrida que poderia provocar a necessidade de uma bandeira vermelha.

A natureza lisa e irregular desta área também significa que oferecerá uma aderência mínima, para que os pilotos não tentem abusar dela e cheguem perto demais do cascalho original. Por trás do 'pedregulho falso' vai estar o cascalho normal que reduzirá a velocidade de qualquer carro que saia da linha.

O diretor esportivo do GP da Holanda, Jan Lammers, considerou que a solução de Zadvoort era algo que poderia ser adaptado em outros circuitos se o resultado se provar ser um sucesso desta vez.

"Para evitar que o cascalho vá para pista, fizeram o primeiro metro parecer cascalho, mas na realidade é um pouco como asfalto", disse durante um evento preliminar com o patrocinador principal, a Heineken, na quarta-feira.

"Você realmente não pode usar isso: é muito escorregadio e acidentado para os carros. Mas, pelo menos evita detritos na pista, então é um bom desenvolvimento para os outros circuitos."

Zandvoort gravel trap

Zandvoort gravel trap

Photo by: Jon Noble

Desde o início, os chefes do GP da Holanda estão ansiosos para manter as tradicionais armadilhas de cascalho no circuito, em vez de substituí-las por áreas de asfalto.

Lando Norris, da McLaren, disse na quarta-feira que o desafio de Zandvoort foi aumentado para pilotos sabendo que não havia margem para erro.

“A única coisa boa aqui, que eu acho que muitos pilotos gostam, é que não há run-off”, disse ele. “É cascalho e depois uma barreira.

“Também odiamos isso, porque você não quer estar no cascalho e não quer estar na barreira, mas ao mesmo tempo cabe ao piloto correr mais riscos: e quem quiser dar um maior risco de ir mais rápido e ganhar tempo de volta pode fazê-lo.

“Então, algo assim também é o que torna a pista agradável e a torna mais uma pista para um piloto que pode correr mais riscos.”

O CEO da F1, Stefano Domenicali, acreditava que as armadilhas de cascalho eram algo que o esporte precisava manter – porque ajudavam a definir melhor os limites da pista.

“Eu compartilho o que Lando diz”, disse ele. “Você vê o que aconteceu em Spa na curva 1. Antes era tudo asfalto e todos na primeira curva estavam fora [e alargavam]. Isso não é realmente o que eu pessoalmente gosto.

“Existe um limite em certas pistas onde há a barreira e você vai com calma, caso contrário você bate. O cascalho também é um limite, então não há sequer uma discussão sobre os limites da pista para julgar se você está dentro ou fora.”

Max Verstappen goes through Turn 12 at least year's Dutch GP, when the gravel trap extended to the kerbs.

Max Verstappen goes through Turn 12 at least year's Dutch GP, when the gravel trap extended to the kerbs.

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

 

PODCAST #193: 'Estilo Briatore' faz com que Piastri chegue à F1 queimado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Hamilton: Red Bull "provou que estava errado" após comentário de 2011 sobre serem apenas "uma empresa de bebidas"
Próximo artigo F1: Organizadores garantem que fãs holandeses não irão repetir comportamento "vergonhoso"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros